Economia e insumos são desafios do FFLV
CI
Imagem: Eliza Maliszewski
PÓS PANDEMIA

Economia e insumos são desafios do FFLV

A indústria de flores, frutas, legumes e verduras (FFLV) foi uma das mais impactada
Por: -Eliza Maliszewski

A indústria de flores, frutas, legumes e verduras (FFLV) foi uma das mais impactadas com a pandemia em 2020. Para este no a Produce Marketing Association (PMA), associação global de produtos agrícolas frescos e flores, acredita que o novo ano traz desafios e incertezas para o setor.

Em reunião virtual os associados, o que inclui produtores, distribuidores, varejistas e as maiores empresas de embalagens, das cinco regiões do país, debateram como deve se comportar o mercado e os impactos para o produtor.

Alterações climáticas, aumento de insumos e falta de embalagens são grandes preocupações, mas a incerteza da economia e a redução do poder aquisitivo são prioridades no radar do setor que alimenta a população. “Integrar os associados permite analisar o cenário de todo o país, ajuda a mapear demandas e procurar soluções que não afetem o abastecimento e aumente o consumo, na pegada da saudabilidade”, explica Valeska de oliveira, representante da PMA no Brasil.

Os principais desafios da indústria de FFLV são: aumento de custos em geral – insumos, impostos – (22%); incerteza da economia- redução do poder de compra (22%); falta de embalagens (17%) e mudança dos canais de comercialização – ecommerce (13%).

A pesquisa também revelou, na opinião dos participantes, as principais oportunidades em 2021 são: a educação para o varejo e consumidor com destaque para benefícios de FFLV (23%), investir em e-commerce (16%), o Ano do FLV (14%) e o comportamento do consumidor (14%).
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink