CI

Economia global será impactada pelo El Niño

Variações climáticas poderão provocar oscilações significativas nos preços das commodities no mercado


Foto: Pixabay

A maior preocupação refere-se ao comportamento das chuvas e um comportamento que é consenso entre os meteorologistas e boa parte das projeções climáticas, é que a região Sul do Brasil terá mais chuvas entre a primavera e verão. E dada as condições de temperaturas muito acima da média – refletindo na maior disponibilidade de energia na atmosfera – as chuvas têm grandes chances de ocorrer na forma de eventos extremos. Ou seja, neste ano, não será surpresa os eventos de chuvas que possam trazer o equivalente do mês em poucos dias.

Conforme informações do metereologista, Gabriel Rodrigues, é possível que haja um problema logístico, uma vez que entre setembro e dezembro ocorre a colheita do trigo no sul do Brasil. A pressão de chuvas no período da colheita, traz uma série de desafios para o produtor rural, como o aumento da incidência de fungos (no campo e na armazenagem), brota no campo, e dificuldade de operar os equipamentos com o solo e a cultura úmida. Deste modo, todas as projeções de uma safra muito promissora de trigo no Brasil podem ser revisadas ao final das operações.

Já na região do MATOPIBA, Centro-Oeste e Pará – dada as condições climáticas e as projeções – a soja pode ser plantada no seco e ter dificuldades na emergência e estabelecimento inicial. Além da previsão de chuvas abaixo da média, há uma tendência de temperaturas muito acima da média, o que resulta em uma maior perda de água do solo por efeitos de evapotranspiração. E nos casos mais extremos, as temperaturas da superfície do solo podem atingir níveis onde causa o abortamento da semente. 

Diante dos fatores climáticos que podem ocorrer nos próximos meses, a produção agrícola brasileira pode enfrentar desafios significativos em momentos cruciais , como no plantio e na colheita. A expectativa de chuvas extremas no sul do Brasil. Os desafios na produção, consequência das variações climáticas, poderão provocar oscilações significativas nos preços dessas commodities no mercado. 

Com a produção potencialmente comprometida, é possível que haja uma elevação dos preços no mercado futuro, o que pode ter um impacto substancial na economia brasileira e global. Portanto, é crucial que os produtores, comerciantes e governos estejam preparados para possíveis alterações e volatilidades nos preços dessas commodities, buscando alternativas de mitigação e adaptação a essas mudanças climáticas.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.