Educar produtores é eficaz para combater problemas

ANÁLISE DE ESPECIALISTA

Educar produtores é eficaz para combater problemas

Pesquisadores do Reino Unido promovem pesquisas com essa finalidade
Por: -Leonardo Gottems
346 acessos

Para combater com sucesso uma doença que ameaça culturas, pode ser mais importante educar os produtores sobre a eficácia das estratégias de controle do que enfatizar o risco da doença, de acordo com uma nova pesquisa de Alice Milne, da Rothamsted Research, em Harpenden, Reino Unido. 

As campanhas de controle de doenças ajudam a combater os patógenos das plantas que ameaçam se espalhar entre as culturas, mas só são bem-sucedidos se forem suficientemente bem coordenados e se produtores e outras partes interessadas cumprirem. No entanto, a maioria dos modelos matemáticos de controle de doenças negligenciou como as opiniões das pessoas sobre estratégias de controle de doenças influenciam sua decisão de participar. 

Para entender melhor como as opiniões afetam o sucesso de uma campanha de controle, Milne e seus colegas combinaram um modelo matemático da disseminação da doença cítrica huanglongbing (HLB) com um modelo de comportamento humano que incorpora os resultados de uma pesquisa com produtores. O HLB ameaça a produção de citros em todo o mundo e só pode ser controlado se os produtores vizinhos coordenarem o uso de pesticidas e outras estratégias de controle. 

A análise das previsões dos modelos combinados destaca a importância de manter um compromisso frequente entre produtores e pessoas que prestam consultoria e apoio no controle do HLB. Também sugere que educar os produtores sobre a eficácia das estratégias de controle pode ser muito mais importante do que enfatizar quanto risco o HLB representa para as lavouras. Muitas campanhas se concentram no risco de doença, mas isso pode ser desnecessário e levar à perda de confiança se uma epidemia nunca ocorrer. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink