CI

Educar produtores é eficaz para combater problemas

Pesquisadores do Reino Unido promovem pesquisas com essa finalidade


Foto: Marcel Oliveira

Para combater com sucesso uma doença que ameaça culturas, pode ser mais importante educar os produtores sobre a eficácia das estratégias de controle do que enfatizar o risco da doença, de acordo com uma nova pesquisa de Alice Milne, da Rothamsted Research, em Harpenden, Reino Unido. 

As campanhas de controle de doenças ajudam a combater os patógenos das plantas que ameaçam se espalhar entre as culturas, mas só são bem-sucedidos se forem suficientemente bem coordenados e se produtores e outras partes interessadas cumprirem. No entanto, a maioria dos modelos matemáticos de controle de doenças negligenciou como as opiniões das pessoas sobre estratégias de controle de doenças influenciam sua decisão de participar. 

Para entender melhor como as opiniões afetam o sucesso de uma campanha de controle, Milne e seus colegas combinaram um modelo matemático da disseminação da doença cítrica huanglongbing (HLB) com um modelo de comportamento humano que incorpora os resultados de uma pesquisa com produtores. O HLB ameaça a produção de citros em todo o mundo e só pode ser controlado se os produtores vizinhos coordenarem o uso de pesticidas e outras estratégias de controle. 

A análise das previsões dos modelos combinados destaca a importância de manter um compromisso frequente entre produtores e pessoas que prestam consultoria e apoio no controle do HLB. Também sugere que educar os produtores sobre a eficácia das estratégias de controle pode ser muito mais importante do que enfatizar quanto risco o HLB representa para as lavouras. Muitas campanhas se concentram no risco de doença, mas isso pode ser desnecessário e levar à perda de confiança se uma epidemia nunca ocorrer. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.