CI

Efasc abre inscrições para processo seletivo de jovens

Inscrições para processo de seleção encerram-se dia 26 de novembro


Os jovens rurais interessados em estudar na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) têm até o dia 26 de novembro para se inscreverem no processo de seleção. Segundo o diretor Adair Pozzebon, a matrícula no ensino médio e técnico profissionalizante no estabelecimento de ensino depende da seleção, que será feita posteriormente por meio de entrevistas; provas de redação e Matemática e dinâmicas vivenciais. A inscrição é realizada apenas na secretaria da escola.

Conforme a direção, todo o processo é baseado em critérios, como os estabelecidos para a definição dos estudantes: ter concluído os estudos do ensino fundamental; ser filho de agricultor familiar; residir no meio rural e assinar termos de compromisso com o regimento escolar e com as regras para conviver em regime de internato. “O jovem que estiver cursando séries do ensino médio em outra escola e quiser ingressar na Efasc em 2011 deverá reiniciar os estudos”, explica.

Atualmente o custo por aluno no educandário é de R$ 700,00, sendo que as famílias contribuem com R$ 200,00. O restante é arcado por parceiros. No entanto, muitas vagas são destinadas a bolsistas – que recebem o benefício de prefeituras da região, Afubra e Sicredi. Pozzebon destaca que a ordem de contemplação por bolsa será conforme a classificação alcançada no processo seletivo. “Terão prioridade as famílias com baixa renda e residentes no meio rural e alunos egressos do ensino fundamental que ainda não tiveram acesso ao ensino médio”, explica. Será destinada apenas uma bolsa por família.

Conhecidos os alunos selecionados, a efetivação da matrícula se dá a partir do compromisso de vida do estudante e de sua família. “O processo pedagógico da Efasc está centrado na participação da família e busca a permanência do jovem no meio rural”, justifica. Além disso, os pais ou responsáveis devem estar junto no momento da matrícula. A documentação exigida contempla histórico escolar de conclusão do ensino fundamental ou equivalente (original), fotocópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade, foto 3 x 4 atualizada e fotocópias do título de eleitor e do documento militar para maiores de 18 anos.

APROVAÇÃO

O jovem Alexandro Fabris do Nascimento, de 20 anos, é bolsista da Escola Família Agrícola. Aluno do segundo ano, ele conta que o benefício – viabilizado por meio da Prefeitura de Rio Pardo – garantiu sua profissionalização agrícola. “De outra forma, não teria condições de arcar com os custos.” Realizado com rua rotina escolar, hoje é um dos líderes da Efasc e preside o grêmio estudantil.

Segundo comenta, o ensino diferenciado da escola possibilita que os estudantes tenham um novo olhar sobre suas propriedades rurais. “É uma metodologia alternativa muito importante para nossa vida.” Natural de Rincão Del Rey, interior de Rio Pardo, Nascimento aplica os novos conhecimentos na produção familiar. “A Efasc faz com que os jovens rurais vislumbrem futuro na agricultura”, acredita.

Saiba mais

A Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul consiste em um modelo diferenciado de educação para a juventude do campo. Trabalha a partir da realidade vivenciada e capacita o jovem para se tornar um empreendedor no meio rural. O educandário possui processo educativo que relaciona a rotina diária no campo com o cotidiano da sala de aula, trabalhando com conteúdos e métodos embasados na realidade dos alunos e fundamentados na pedagogia da alternância. A Efasc ocupa a estrutura do Seminário São João Batista e da Unisc. Ao se formar, o jovem recebe certificado de conclusão do ensino médio e está habilitado para atuar como técnico agrícola.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.