CI

Egressos do CNA Jovem transformam iniciativas em realidade

Cerca de 220 jovens de Mato Grosso se inscreveram nos dez primeiros dias de inscrição da edição 2020/2021


Foto: Pixabay

O engenheiro florestal Wildon Cardoso sempre quis ser atuante no sindicalismo rural e foi nessa área que ele desenvolveu projetos de liderança quando participante do Programa CNA Jovem, em 2018. Dois anos depois, e após dois mandatos como diretor sindical, o jovem de 29 anos ocupa o cargo de presidente do Sindicato Rural de Dom Aquino e começa a colocar em prática, o que defendeu no Programa.

"A minha ideia era incluir uma comissão jovem dentro do sindicato". Wildon acredita que o envolvimento dos jovens no sindicalismo contribua para implantação de novas ideias. "Estamos buscando pessoas de várias áreas que se interessem pelo agro e queiram participar com ideias e opiniões."

Como presidente desde junho, o jovem produtor rural acredita que o network adquirido ao longo da sua formação e no CNA Jovem foi fundamental. "Você tem a oportunidade de interagir com diversas pessoas dentro de cenários diferentes, conhecer outras histórias de vida e os problemas das demais regiões. Isso foi primordial para o crescimento."

Essa também é a opinião do engenheiro agrônomo Otávio Celidônio, egresso da primeira turma do Programa em 2014. "A maior vantagem é você conhecer e negociar, discutir com pessoas que tem visão e cultura diferentes. O programa é um laboratório".

Assim como Wildon, Otávio também desenvolveu iniciativas pensadas durante o Programa. "Em 2014, foi a primeira vez que a gente discutiu e começou a desenhar algumas coisas que hoje são realidade. Por exemplo, o projeto que eu apresentei na época foi a base para o Agrihub. Também há uma plataforma, hoje em andamento pelo Imea, que surgiu dessas ideias."

Mesmo longe do agro, Poliana Mundim, egressa de 2016, acredita que o Programa também agregue em outras áreas profissionais. “Desde que saí, já trabalhei com vendas e utilizei técnicas aprendidas durante o CNA Jovem".

Inscrições abertas – Cerca de 220 jovens de Mato Grosso se inscreveram nos dez primeiros dias de inscrição da edição 2020/2021. Os interessados que ainda não fizeram, tem até 31 de julho. A pré-inscrição está disponível no site do CNA Jovem. Após concluí-la, os interessados receberão um cadastro via e-mail e somente após realizá-lo, a inscrição estará validada.

Para participar, os jovens devem ter de 22 a 30 anos de idade e já terem concluído o ensino técnico ou superior. Além disso, devem possuir disponibilidade para participar das atividades presenciais e à distância e comprovar vínculo com o setor agropecuário, seja por meio de formação em áreas afins, ser produtor rural ou dependente do mesmo.

Live - Quer saber mais sobre o CNA Jovem? Na próxima sexta-feira (24.07), às 15 horas acontecerá uma live com representantes do Sistema Famato e egressos do Programa. Os ex-alunos irão contar suas histórias. Eles falarão sobre como foi participar do CNA Jovem e o que foi transformado em suas vidas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.