CI

Eleição do Confea/Crea e Mútua será em julho

O Plenário do Confea é composto por 18 (dezoito) Conselheiros Federais


Foto: Divulgação

As Eleições 2020 para os cargos de Presidentes do Confea e dos Crea, Conselheiros Federais (BA, TO, MA, PR e RS) e Diretores Gerais e Administrativos das Caixas de Assistência dos Profissionais dos Creas que ocorreriam em 3 de junho de 2020, conforme Calendário Eleitoral aprovado pelo Plenário do Confea, foram remarcadas para 15 de julho, por ocasião da pandemia, podendo ainda sofrer modificação.

O Plenário do Confea é composto por 18 (dezoito) Conselheiros Federais, representantes dos grupos profissionais e das instituições de ensino superior, eleitos nas Unidades Federativas, em forma de rodízio, e se renova anualmente pelo terço de seus membros.

Um dos candidatos a Conselheiro Federal do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia é o Engenheiro Agrônomo, Juarez Morbini Lopes. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutorado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Maria. Lopes foi Conselheiro da Câmara de Agronomia (2010/2012 e 2013/2015); Coordenador da Câmara de Agronomia por duas gestões (2012 e 2013); Coordenador Nacional das Câmaras de Agronomia no CONFEA por duas gestões ( 2012 e 2013) e Vice-Presidente do CREA-RS em 2015. Conversamos com ele sobre o pleito:

Portal Agrolink: que responsabilidade é atribuída a este cargo?
Juarez: o cargo de Conselheiro Federal ao qual estou concorrendo prevê atuação junto ao Conselho Federal (CONFEA), representando o CREA-RS, em questões relativas às atribuições dos profissionais da área tecnológica. São cinco comissões que tratam de diversos temas:
a)   Comissão de Articulação Institucional do Sistema – Cais;
b)   Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema – CCSS;
c)    Comissão de Educação e Atribuição Profissional – Ceap;
d)   Comissão de Ética e Exercício Profissional – Ceep; e
e)   Comissão de Organização, Normas e Procedimentos – Conp.

Portal Agrolink: onde será exercido e qual o tempo ?
Juarez:
a principal atuação deverá ser exercida em Brasília onde se encontra a sede do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, sendo que a gestão tem prazo de 3 anos, sem possibilidade de recondução. Todos os profissionais do CREA RS com suas obrigações em dia poderão exercer o direito de voto.

Portal Agrolink: quais seriam suas prioridades caso eleito?
Juarez:
uma das maiores preocupações que tenho na atualidade é o problema o do Ensino à Distância (EAD) na área tecnológica. Não se pode admitir este tipo de aprendizado nas profissões que fazem parte do CONFEA. Deveremos atuar junto ao MEC para tentar impedir o progresso deste tipo de ensinamento. A fiscalização  profissional também deverá ser motivo de cuidado da nossa parte, para evitar a atuação de leigos que comprometem a segurança da nossa sociedade. Logicamente estaremos em contato permanente com a diversas Câmaras Setoriais do CREA RS para ouvir e levar suas reivindicações ao Conselho superior.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.