Eleições, China e USDA pressionam a soja em Chicago

PREÇO

Eleições, China e USDA pressionam a soja em Chicago

“A China, envolvida em uma disputa comercial com os EUA, quer que Trump saia enfraquecido dessa eleição"
Por: -Leonardo Gottems
158 acessos

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago (CBOT) fecharam em leve baixa nesta terça-feira (06.11) motivados, principalmente, pelas eleições do final de ano dos Estados Unidos, que elegerá um novo Congresso no país. De acordo com o analista Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica, a China também tem participação nessa baixa. 

“A China, envolvida em uma disputa comercial com os EUA, quer que Trump saia enfraquecido dessa eleição, segundo analistas da INTL FCStone. O mercado também aguarda para ver se uma vitória republicana faria o país asiático adotar uma postura mais flexível ou não. Na segunda-feira, o presidente americano disse que há uma grande chance de acordo comercial com o governo chinês”, informa. 

Além disso, o escritório do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) em Pequim disse que as importações chinesas de soja devem somar 85 milhões de toneladas no ano comercial 2018/19, uma queda de quase 10% em relação ao volume estimado para o ciclo anterior. “Nos últimos quatro anos, as importações chinesas cresceram 8,5 milhões de toneladas ao ano”, disse ele. 

“A menor projeção se deve às tensões comerciais entre EUA e China e a um surto de peste suína africana no país asiático. O farelo de soja é um dos principais ingredientes usados para alimentar o enorme plantel de suínos da China. As importações chinesas de soja norte-americana vêm caindo desde julho, quando Pequim impôs uma tarifa retaliatória de 25% sobre o produto dos EUA”, finaliza o analista. 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink