Eletricidade pode controlar ervas daninhas
CI
Imagem: Germani Concenço
INOVAÇÃO

Eletricidade pode controlar ervas daninhas

A sua utilização no campo estará sob supervisão científica
Por: -Leonardo Gottems

Uma cooperativa agrícola suíça de segundo grau que inclui mais de 20 mil agricultores, a Fenaco e a startup de tecnologia alemã Crop.Zone chegaram a um acordo de cooperação onde a Fenaco introduzirá o sistema elétrico de controle de ervas daninhas no mercado suíço e adaptará a solução às condições locais. 

Em outubro do ano passado, a Crop.Zone juntamente com a empresa australiana Nufarm apresentou uma solução sustentável para o controle de ervas daninhas que combina processos químicos e físicos. A tecnologia consiste em aplicar um tratamento às plantas com um líquido orgânico, que atua como um condutor elétrico, sobre o qual uma pequena carga elétrica seletiva é aplicada às ervas daninhas. 

Dessa forma, o agricultor pode controlar as ervas daninhas com alto grau de eficiência, sem a utilização de produtos fitossanitários e com menor consumo de energia em relação às tecnologias convencionais. A tecnologia inovadora trabalha com largura de aplicação de até 12 metros e velocidade de espalhamento de 4 km / h. 

As soluções de controle de ervas daninhas Crop.Zone estão chegando à Suíça pela primeira vez. A sua utilização no campo estará sob supervisão científica e os agricultores interessados terão a oportunidade de testar a nova tecnologia em condições reais. 

Por sua vez, o Instituto de Pesquisa em Agricultura Orgânica (FiBL) está avaliando se o procedimento pode ser autorizado para a agricultura orgânica. O método será apresentado ao público durante a inauguração da nova planta de produção de organismos benéficos da Feneco em Aesch (Basel-Landschaft, Suíça) na primavera de 2021. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink