CI

Eletricidade pode controlar ervas daninhas

A sua utilização no campo estará sob supervisão científica


Foto: Germani Concenço

Uma cooperativa agrícola suíça de segundo grau que inclui mais de 20 mil agricultores, a Fenaco e a startup de tecnologia alemã Crop.Zone chegaram a um acordo de cooperação onde a Fenaco introduzirá o sistema elétrico de controle de ervas daninhas no mercado suíço e adaptará a solução às condições locais. 

Em outubro do ano passado, a Crop.Zone juntamente com a empresa australiana Nufarm apresentou uma solução sustentável para o controle de ervas daninhas que combina processos químicos e físicos. A tecnologia consiste em aplicar um tratamento às plantas com um líquido orgânico, que atua como um condutor elétrico, sobre o qual uma pequena carga elétrica seletiva é aplicada às ervas daninhas. 

Dessa forma, o agricultor pode controlar as ervas daninhas com alto grau de eficiência, sem a utilização de produtos fitossanitários e com menor consumo de energia em relação às tecnologias convencionais. A tecnologia inovadora trabalha com largura de aplicação de até 12 metros e velocidade de espalhamento de 4 km / h. 

As soluções de controle de ervas daninhas Crop.Zone estão chegando à Suíça pela primeira vez. A sua utilização no campo estará sob supervisão científica e os agricultores interessados terão a oportunidade de testar a nova tecnologia em condições reais. 

Por sua vez, o Instituto de Pesquisa em Agricultura Orgânica (FiBL) está avaliando se o procedimento pode ser autorizado para a agricultura orgânica. O método será apresentado ao público durante a inauguração da nova planta de produção de organismos benéficos da Feneco em Aesch (Basel-Landschaft, Suíça) na primavera de 2021. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.