CI

Eletrólitos na prevenção de problemas digestivos em bezerras

O período neonatal é um dos mais críticos e a prevenção das enfermidades pode alterar de forma significativa os resultados na produção


O período neonatal é um dos mais críticos e a prevenção das enfermidades pode alterar de forma significativa os resultados na produção

Uma das fases mais críticas na produção de bezerras são as quatro primeiras semanas (período neonatal), período em que os animais estão mais susceptíveis a problemas digestivos. Uma das enfermidades mais recorrentes é a diarreia causada geralmente por excesso de alimentação concentrada, mudança brusca no manejo alimentar e a baixa defesa imunológica. E como consequência, as bezerras podem perder até 10% do seu peso corporal em um dia de diarreia.


O médico veterinário e assistente Técnico Comercial da Sanex, empresa de aditivos para nutrição animal, Alan de Lima Borges, explica que a melhor forma de prevenir, ou tratar e recuperar essa perda é por meio da reidratação oral de eletrólitos. “O Eletrólito Protetor Desmame Sanex é prático devido a sua formulação e apresentação. Como é em forma de pastilhas efervescentes, deve ser adicionado em 2 litros de leite ou de água, ele se dissolve totalmente. Essa dose deve ser diária. Como prevenção, o indicado é usar pelo período de 30 dias. E no tratamento de diarreias, deve ser usado juntamente com o antibiótico, na mesma dose diária de uma pastilha para 2 litros de água ou leite durante 7 dias”, explica.

Atualmente os trabalhos de campo da Sanex são feitos em parceria com os clientes. Alan conta que são avaliados a incidência de diarreia, peso e aparência dos animais tratados durante 30 dias comparados com grupos testemunha. “O resultado é excelente e é o que faz o cliente iniciar o uso. Além disso, estamos realizando um trabalho juntamente com a Universidade de Cruz Alta (Unicruz, Cruz Alta/RS) que será feita, além da avaliação do desempenho zootécnico, avaliação clinica e resposta imunológica de bezerras em propriedades de alta produção de leite”, informa.


O aspecto das bezerras criadas com Eletrólito Protetor Desmame Sanex e suas produções de leite, avalia Alan, chama a atenção pela qualidade e retorno financeiro. “Por ser um produto de uso simples e básico, o produtor vê o resultado em pouco tempo e colhe os frutos em altas produções, manutenção de pico de lactação por maior intervalo de tempo e longevidade dessas vacas que foram bem criadas nas primeiras semanas de suas vidas. É um produto de relação custo/beneficio excelente”, finaliza.

O que são os eletrólitos?
Eletrólito pode ser definido como uma substância química, que se dissocia nos seus constituintes iônicos, tendo como função fisiológica principal a manutenção do equilíbrio ácido-base corporal.

O sódio (Na+), o potássio (K+) e o cloro (Cl-) são íons fundamentais na manutenção da pressão osmótica e equilíbrio ácido-base dos líquidos corporais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.