CI

Em setembro, embarques de carne de frango têm ganhos no volume, no preço e na receita

Com cerca de meia tonelada a menos que em maio deste ano, as exportações brasileiras de carne de frango in natura alcançaram as 353,4 mil toneladas em setembro


Com cerca de meia tonelada a menos que em maio deste ano, as exportações brasileiras de carne de frango in natura alcançaram as 353,4 mil toneladas em setembro. Ficaram, portanto, bem aquém do registrado em março, abril e junho. Mas superaram em pouco mais de 4% a média registrada nos oito primeiros meses de 2016 – perto de 339 mil toneladas.

Em relação a setembro de 2015 (mês, também, com 21 dias úteis), o total embarcado aumentou pouco mais de 6%. Mas o que mais se destaca, aqui, é o aumento de quase 7,5% sobre o mês anterior, agosto de 2016, mês com 21 dias úteis. Ou seja: em termos diários, os embarques aumentaram perto de 18% de um mês para outro.

Porém, o grande destaque do mês vai para o preço médio que, é verdade, apresentou pequeno recuo (-0,66%) sobre o mês passado. No entanto, o valor atingido em setembro – US$1.608,14 por tonelada – representou aumento de 3,5% em relação ao preço médio de setembro de 2016 – um resultado positivo que, ressalte-se, é registrado pela primeira vez nos últimos 21 meses.

Com tais desempenhos, a receita cambial do mês – US$568,385 milhões – aumentou 6,75% em relação ao mês anterior e quase 10% em comparação a setembro de 2015, correspondendo, também, ao segundo melhor resultado dos últimos 12 meses.

Faltando três meses para o encerramento do ano, os embarques atuais sinalizam exportações totais 5% maiores que as de 2015. Se isso for atingido, serão cerca de 4,087 milhões de toneladas do produto e a primeira vez que a carne de frango in natura supera a marca dos 4 milhões de toneladas em um único exercício civil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.