CI

Em Tocantins o Pronaf faz fartura

Programa é fundamental para dar mais condições para eles alavancarem o desenvolvimento da zona rural


Tomate, couve e pimentão. Esses são alguns dos produtos que saem da horta do agricultor familiar Francisco da Silva, de 48 anos, e vão direto para a mesa dos moradores de Taguatinga, em Tocantins. Seu Francisco conta, com orgulho, que é agricultor há 20 anos. Ele trabalhou por muito tempo como funcionário e desde 1995 conquistou um estabelecimento próprio para poder plantar. 

Francisco começou aos poucos, em uma terra arrendada, mas diz que a vida toda quis ter um terreno próprio para cultivar. Para isso, os recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) foram fundamentais. “Eu tinha vontade de adquirir uma terra para não ficar pagando aluguel. Comprei, mas não tinha dinheiro para investir. Eu precisava comprar cano, bomba, essas coisas. Consegui o dinheiro no Pronaf e apliquei no meu terreno”, comenta. Ele diz que não teve dificuldade para pagar as parcelas e que agora ele tem investido com dinheiro da própria renda.  

Hoje, a agricultura familiar é o meio de renda da família de Francisco, que conta com a ajuda da mulher e dos dois filhos para cuidar das plantações. O agricultor ainda adquiriu uma moto para vender os produtos de porta em porta. Porém, tem quem percorra os 3 Km da cidade até a chácara da família para buscar os produtos. “O pessoal sai lá da cidade para comprar um pacotinho de pimentão aqui. Se eles fazem isso é porque o produto é de qualidade. Cada ano que passa, mais consumidor tem”, relata o agricultor. 

De acordo com o último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Tocantins tem uma das maiores áreas médias de estabelecimentos familiares, com 62,8 hectares. São cerca 42 mil unidades de produção familiar, o que corresponde a 76% dos estabelecimentos rurais da região. 
Pedro Pimentel, chefe da unidade de Palmas do Instituto Ruraltins, que presta assistência técnica na região, conta que o Pronaf tem sido essencial para o crescimento de muitos agricultores familiares no estado. “O programa é fundamental para dar mais condições para eles alavancarem o desenvolvimento da zona rural e dar qualidade de vida a esse público, além de estar produzindo”, ressalta.

O Pronaf oferece crédito e financiamentos aos agricultores familiares com juros abaixo da inflação. Na safra atual, até outubro deste ano, foram mais de 7 mil contratos, cerca de R$ 170 milhões beneficiando as famílias do estado de Tocantins. 

Para saber como ter acesso aos recursos do Pronaf, acesse aqui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.