Emater apresenta práticas sustentáveis a produtores rurais de Sanclerlândia

Agronegócio

Emater apresenta práticas sustentáveis a produtores rurais de Sanclerlândia

Cerca de 50 pessoas participaram de Dia de Campo realizado na propriedade Retiro do Mangabal
Por:
623 acessos

Por meio de parcerias entre a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Ministério Público de Goiás (MP/GO) e Prefeitura Municipal, produtores rurais de Sanclerlândia conheceram as ações e os projetos desenvolvidos na área de preservação ambiental. O Dia de Campo, realizado no dia 13 de dezembro (terça-feira), integrou o Programa Ser Natureza e apresentou práticas como cercamentos de nascentes e terraços realizados na propriedade Retiro do Mangabal que está inserida na microbacia do córrego Cerrado.

Ao todo, cerca de 50 pessoas participaram das exposições sobre a nova metodologia da Emater, a Rede de Inovação Rural, e acompanharam as práticas de conservação do solo e preservação ambiental realizadas na propriedade. Segundo o responsável pela Unidade Local da Emater em Sanclerlândia, Juscimar Carros Barroso, foram duas etapas de instalação do Programa de Microbacias da Emater. “Inicialmente realizamos cercamentos em 13 nascentes em quatro propriedades rurais”, explicou o responsável pela Unidade.

Ainda de acordo com Juscimar, o projeto já utilizou cerca de mil mudas fornecidas por meio da parceria com a Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) e Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima). Para o responsável pela Unidade Local, o trabalho é crucial para apresentar importância de conservação do recurso hídrico na região. “Já conseguimos ver melhoras no volume hídrico que abastece o município de Sanclerlândia e nosso objetivo é que aumente cada vez mais”, ressaltou Juscimar.

Resultados

Para o produtor rural de Sanclerlândia, Nelson Rodrigues Lopes, o plantio de 50 mudas em uma das dezenove nascentes da sua propriedade teve efeitos positivos. Nelson conta que, há 12 anos, iniciou as práticas de preservação na nascente e que o volume de água aumento cerca de 50%. “Faço grupo dos produtores que integram o projeto de preservação ambiental e tenho uma participação ativa”, explicou o produtor.
Ainda segundo Nelson, a propriedade conta com 4 nascentes que foram reflorestadas e cercadas por meio do programa de Microbacias da Emater integrado ao Ser Natureza, iniciativa do Ministério Público.

O produtor, que participou do Dia de Campo, ressaltou que as ações realizadas pela Emater são cruciais para a conscientização ambiental de cada produtor rural. “O Dia de Campo é muito importante porque nós podemos conferir, na prática, o quanto isso é vantajoso também para a nossa produção”, enfatizou Nelson Rodrigues.

Atuação

A assistência prestada pela Emater na fazenda Retiro do Mangabal recebeu elogios do proprietário Jenuário Antônio de Andrade. Segundo o produtor, as práticas de conservação de solo e plantio de mudas no entorno das nascentes foram sugestões dos profissionais da Agência para estimular a preservação ambiental na propriedade.

Ainda de acordo com Jenuário Antônio, o Dia de Campo realizado serviu para estimular demais produtores rurais. “Eu optei por implantar essas ações por conhecer os técnicos da Emater e acreditar que realmente é necessário se atentar às práticas que preservem o meio ambiente”, enfatizou o produtor rural.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink