CI

Emater-MG renova frota para melhorar atendimento a produtores rurais

Na próxima semana, serão entregues 39 veículos 0km para Unidades da Empresa


Foto: Divulgação

Para garantir o atendimento de qualidade aos produtores rurais, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) precisa estar sempre atenta às condições de sua frota. Na próxima semana, a empresa entregará, aos gerentes regionais, em cerimônia a ser realizada em Belo Horizonte, 39 veículos zero km. De acordo com o diretor Administrativo e Financeiro, Cláudio Augusto Bortolini, as unidades foram adquiridas com recursos próprios da empresa, com o objetivo de reduzir a idade média da frota de cerca de 1.300 automóveis, que atualmente supera sete anos de média.

"A Emater tem uma frota enorme em uso pelos extensionistas, então é constante a necessidade de renovação. Ao longo dos anos, sempre contamos com o apoio financeiro do Governo Federal, mas, com a pandemia e outras dificuldades, os recursos ficaram restritos. Para adquirir esses novos veículos, contamos com recursos de alienação de automóveis antigos, imóveis e também de economia no orçamento da empresa", afirma Bortolini.

Entre os 39 novos automóveis, 25 são modelo MOBI 1.0 e 14 são pickups de médio porte, modelo Strada. Dentre estes, cinco veículos serão entregues para Unidades que foram vencedoras nas metas do pacto por resultados. É que a Emater-MG instituiu, no final de 2021, o Pacto por Resultados, em que ficou estabelecido que sete unidades melhores colocadas teriam direito a um veículo zero quilômetro para uso da equipe, entre outros benefícios. Os extensionistas de São José do Divino (Leste de Minas) e Nova União (região Central) já receberam os automóveis a que fizeram juz, pelo primeiro e segundo lugares. A lista de vencedores do desafio inclui ainda os municípios de Alterosa (no Sul de Minas), Santa Bárbara do Monte Verde e Dona Euzébia (ambos na Zona da Mata), além das Unidades Regionais de Cataguases e Viçosa. E, com recursos de emendas parlamentares, a frota da Emater-MG vai ser encorpada com mais seis pickups, que também chegarão aos extensionistas na próxima semana.

Projeto futuro: Locação de veículos

O diretor Administrativo e Financeiro da Emater-MG, Cláudio Bortolini, anuncia que, paralelamente às aquisições de veículos, a empresa vai testar um modelo de locação, para garantir a locomoção das equipes de extensionistas em todo o Estado. Já há um processo de licitação em andamento, atualmente na fase de tomada de preços, e o pregão para a escolha da empresa de locação de 160 automóveis deverá ser realizado no segundo semestre de 2022. "Em vez de desembolsar um valor alto na compra de várias unidades, teremos apenas o custo do aluguel, e a locadora assume a manutenção dos automóveis, para que se mantenham em estado de seminovos", explica Bortolini.

Outra novidade é a implantação de um sistema de rastreamento dos veículos, que vem sendo feita pela Divisão de Logística da Emater-MG. Há expectativa de reduzir em pelo menos 15% o custo com os deslocamentos. Isso é muito significativo, pois, depois da folha de pagamento e benefícios, a manutenção da frota é o segundo maior custo da empresa", conclui o diretor.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.