Emater-PA orienta na produção de milho em Cumaru do Norte
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,200 (0,72%)
| Dólar (compra) R$ 5,63 (0,59%)


Agronegócio

Emater-PA orienta na produção de milho em Cumaru do Norte

Um financiamento do Pronaf B contemplou quatro famílias do Projeto de Assentamento João Lanário do Val
Por:
1224 acessos
Agricultores familiares de Cumaru do Norte, no sul do Estado, estão sendo orientados pela Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), para a diversificação da produção. O município, tradicionalmente conhecido pelo desenvolvimento da bovinocultura, começou a desenvolver projetos que integram lavoura e pecuária. Um financiamento do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf B) contemplou quatro famílias do Projeto de Assentamento João Lanário do Val.


O investimento, superior a 83 mil reais, será aplicado na compra de máquinas e equipamentos, que mecanizarão durante os dois primeiros anos a produção de milho, pastagem e a produção de silagem, alimento volumoso que na época da seca pode substituir o pasto, fabricado à base de milho.


O agricultor Welinton Lourenço, que tem a economia familiar baseada na produção leiteira, disse que a produção do milho vai diminuir em pelo menos 50% os gastos com a alimentação do rebanho, além de trazer retorno financeiro com a comercialização da produção excedente que já tem mercado garantido. A expectativa é que a produção atinja 90 sacos por hectare, acima da média do município.


Segundo Leandro Gomes, técnico em agropecuária da Emater, a ideia é fazer com que o agricultor produza a própria matéria prima para a alimentação do gado, que hoje precisa ser importada de outros municípios, onerando muito os preços com a ração. A Emater, que está presente em Cumaru do Norte, a pouco mais de um ano, vem orientado os agricultores com a análise de solo para o plantio até a colheita, além de promover o melhoramento genético do rebanho.

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink