Emater realiza Curso de Boas Práticas de Fabricação no Cetre
CI
Agronegócio

Emater realiza Curso de Boas Práticas de Fabricação no Cetre

As próximas edições do curso Boas Práticas de Fabricação serão realizadas de 15 a 19 de setembro e de 13 a 17 de outubro
Por: -Renata
Um grupo de 19 produtores e técnicos do Estado, ligados à atividade de agroindústrias, está em Erechim participando do curso de Boas Práticas de Fabricação, ministrado pela Emater/RS-Ascar. O curso iniciou nesta segunda-feira (18) no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre) e encerra-se na sexta-feira (22).
As próximas edições do curso Boas Práticas de Fabricação serão realizadas de 15 a 19 de setembro e de 13 a 17 de outubro. As inscrições podem ser feitas na Emater/RS-Ascar ou no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (localizado junto ao Colégio Agrícola) ou nos Escritórios Municipais da Emater/RS-Ascar.

O assunto Boas Práticas de Fabricação tem sido muito explorado nos últimos anos e deverá nortear toda a produção de alimentos no futuro próximo. A legislação federal e a estadual prevê a realização de dois tipos de cursos: um de 16 horas, dirigido a empreendimentos que elaboram alimentos para serem vendidos no local, tais como: bares restaurantes, açougues, padarias, lanches rápidos, merendeiras, escolas, feirantes, entre outros, e outro curso de 40 horas, voltado para agroindústrias que atuam com conservas, sorvetes, amendoim e palmito.

A Emater/RS-Ascar qualificou alguns de seus técnicos através de formações com profissionais da Embrapa Tecnologia de Alimentos, para atender um público especifico, ou seja, as agroindústrias familiares. Em abril deste ano, a Emater/RS-Ascar assinou um Termo de Cooperação Técnica Interinstitucional (TCI nº 005/2008) com a Secretaria Estadual de Saúde, objetivando organizar e ministrar aulas no curso Boas Praticas de Fabricação na área de produtos de origem vegetal. O documento assinado prevê que o produtor que participar dos cursos da Emater/RS-Ascar poderá assinar como responsável técnico da sua agroindústria, desde que ela seja de origem vegetal, e não atue com palmito, milho verde e azeitona.

Entre os diversos temas repassados no curso estão Boas Práticas Agropecuárias, Boas Práticas na edificações, fluxo e equipamentos, noções básicas de microbiologia, higiene pessoal, das instalações e equipamentos, controle de vetores e pragas, comportamento e hábitos dos manipuladores, além do risco à contaminação que os produtos podem estar expostos, APPCC, rotulagem e legalização da agroindústria. Além de informações e práticas para a elaboração dos Procedimentos Operacionais Padrão POPs e do Manual de Boas Práticas de Fabricação - MBPF . "Todos os assuntos ministrados no curso são de grande influência na qualidade final dos produtos agroindustrializados", avalia o instrutor e coordenador do curso, Carlos Alberto Angonese. As informações são da assessoria de imprensa da Emater-RS, regional de Erechim.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.