CI

Emater realiza Curso de Boas Práticas de Fabricação no Cetre

As próximas edições do curso Boas Práticas de Fabricação serão realizadas de 15 a 19 de setembro e de 13 a 17 de outubro


Um grupo de 19 produtores e técnicos do Estado, ligados à atividade de agroindústrias, está em Erechim participando do curso de Boas Práticas de Fabricação, ministrado pela Emater/RS-Ascar. O curso iniciou nesta segunda-feira (18) no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre) e encerra-se na sexta-feira (22).
As próximas edições do curso Boas Práticas de Fabricação serão realizadas de 15 a 19 de setembro e de 13 a 17 de outubro. As inscrições podem ser feitas na Emater/RS-Ascar ou no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (localizado junto ao Colégio Agrícola) ou nos Escritórios Municipais da Emater/RS-Ascar.

O assunto Boas Práticas de Fabricação tem sido muito explorado nos últimos anos e deverá nortear toda a produção de alimentos no futuro próximo. A legislação federal e a estadual prevê a realização de dois tipos de cursos: um de 16 horas, dirigido a empreendimentos que elaboram alimentos para serem vendidos no local, tais como: bares restaurantes, açougues, padarias, lanches rápidos, merendeiras, escolas, feirantes, entre outros, e outro curso de 40 horas, voltado para agroindústrias que atuam com conservas, sorvetes, amendoim e palmito.

A Emater/RS-Ascar qualificou alguns de seus técnicos através de formações com profissionais da Embrapa Tecnologia de Alimentos, para atender um público especifico, ou seja, as agroindústrias familiares. Em abril deste ano, a Emater/RS-Ascar assinou um Termo de Cooperação Técnica Interinstitucional (TCI nº 005/2008) com a Secretaria Estadual de Saúde, objetivando organizar e ministrar aulas no curso Boas Praticas de Fabricação na área de produtos de origem vegetal. O documento assinado prevê que o produtor que participar dos cursos da Emater/RS-Ascar poderá assinar como responsável técnico da sua agroindústria, desde que ela seja de origem vegetal, e não atue com palmito, milho verde e azeitona.

Entre os diversos temas repassados no curso estão Boas Práticas Agropecuárias, Boas Práticas na edificações, fluxo e equipamentos, noções básicas de microbiologia, higiene pessoal, das instalações e equipamentos, controle de vetores e pragas, comportamento e hábitos dos manipuladores, além do risco à contaminação que os produtos podem estar expostos, APPCC, rotulagem e legalização da agroindústria. Além de informações e práticas para a elaboração dos Procedimentos Operacionais Padrão POPs e do Manual de Boas Práticas de Fabricação - MBPF . "Todos os assuntos ministrados no curso são de grande influência na qualidade final dos produtos agroindustrializados", avalia o instrutor e coordenador do curso, Carlos Alberto Angonese. As informações são da assessoria de imprensa da Emater-RS, regional de Erechim.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.