CI

Emater realiza Dia de Campo para estudantes em Rio Verde

Objetivo do evento foi apresentar pesquisas desenvolvidas pela Agência


A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realizou, no último dia 24 de março um Dia de Campo em parceria com o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) - Campus Rio Verde. O evento foi promovido no Campo Experimental de Pesquisa da unidade de ensino em Rio Verde (GO).

Aproximadamente 80 estudantes do IF Goiano e professores, visitaram as estações montadas no local, durante os períodos da manhã e da tarde.

De acordo com a pesquisadora da Emater, Simone Borges Ferreira, o objetivo do evento foi apresentar para os servidores e alunos do Instituto, pesquisas realizadas pela Emater, além de explicar os trabalhos realizados pela Agência dentro das Unidades Locais e Campos Experimentais.

De acordo com o coordenador do Curso Técnico em Agropecuária e professor do IF Goiano, Adriano Perin, o objetivo da atividade foi dar visibilidade às ações da Emater na região. Ainda segundo o professor, com o Dia de Campo, os alunos conheceram cultivares, que estão disponíveis para a comercialização, como a de arroz e tecnologias atuais empregadas no campo.

Pesquisas de melhoramento de soja, projeto de controle da mosca branca e cultura do sorgo foram apresentados nas estações do Pesquisador Romeu Soares Filho, Supervisor do Campo. Os trabalhos são realizados pela Emater, em parceria com o Centro Tecnológico para Pesquisa Agropecuária (CTPA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

As atividades desenvolvidas no ensaio de validação de cultivares de feijão comum e o projeto de herbicidas pós emergente no milho Milho AL Bandeirante e Emgopa 501 foram demonstradas para os estudantes pela pesquisadora Simone Borges Ferreira que  também falou da comercialização de sementes de milho pela Emater em todos as Unidades Locais.

Para o estudante do Curso Técnico em Agropecuária, Leonildo Cruvinel Santos, “o Dia de Campo foi de extrema importância devido a pesquisa de melhoramento genético. Com o evento, adquirimos uma bagagem de informações, que é um ponto a mais na grade curricular e no currículo”. Ainda segundo o estudante, os alunos aprenderam sobre noções de manejo de cultivares de arroz, feijão e soja, pragas que danificam as plantações e aspectos de cada cultura.

Parceria

Segundo a pesquisadora da Emater, Simone Borges, a Agência tem um acordo de cooperação técnico cientifica com o IF Goiano Campus Rio Verde, que permite a utilização de uma área dentro do Instituto para as atividades desenvolvidas pelo Campo Experimental Rio Verde.  

O professor Adriano Perin avaliou que o Dia de campo proporcionou um feedback para a Instituição sobre os trabalhos realizados pela Agência por meio do acordo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.