CI

Emater/RS-Ascar auxilia produtores na aquisição de mudas de videiras em Planalto

Nesta semana foi entregue a última remessa de mudas encomendadas no município


Foto: Arquivo Agrolink

Pelo sexto ano, a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), vem auxiliando os viticultores do município de Planalto no processo de aquisição de mudas de videiras. Sempre buscando plantas de viveiristas credenciados, nesta semana foi entregue a última remessa de mudas encomendadas no município, que totalizaram mais de 40 mil mudas, das variedades Bordô, Niágara Branca, Niágara Rosa, BRS Violeta, Goethe, BRS Magna, BRS Isis, BRS Nubia, além de porta enxertos enraizados.

Para que houvesse esse aumento de pedidos, fizemos todo o acompanhamento, organização e controle de cultivares. Aqui em Planalto, a atividade está sendo desenvolvida em pequenas propriedades, com uso da mão de obra familiar, onde os agricultores formaram parcerias com empresas, contratos de venda de uva para atacadistas e também comercializam diretamente para o consumidor, explicou o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Doraci Bedin.

Planalto possui famílias que têm na viticultura e na comercialização da uva, para indústria ou para mesa, sua principal fonte de renda. A cadeia produtiva da uva no município gera trabalho e renda para os agricultores familiares, transportadores, para a indústria e para os pontos de comercialização.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.