CI

Emater/RS-Ascar capacita extensionistas na região que mais produz leite no Estado

Maior produtora estadual de leite, a região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí contribui anualmente com 844,2 milhões de litros.


Trinta extensionistas da Emater/RS-Ascar participaram, nesta quarta-feira (13/07), de capacitação sobre leite, abrangendo 12 municípios da região administrativa de Ijuí - que engloba 46 municípios dos Coredes Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí. Maior produtora estadual de leite, a região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí contribui anualmente com 844,2 milhões de litros.

A produtividade média nessa região é uma das mais altas do país, 3.858 litros/vaca/ano, superando a média da produtividade de leite no Brasil, que se aproxima dos 1.525 litros/vaca/ano, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o supervisor interino da microrregião de Ijuí, Abel Toquetto, o tema da capacitação realizada nesta quarta-feira, no município de Ijuí, é nutrição animal e manejo de pastagens. O grupo visitou uma propriedade rural, em Linha 2 Norte e, na sequencia, reuniu-se para discutir o assunto com os assistentes técnicos regionais, médico veterinário Oldemar Weiller e engenheiro agrônomo Gilberto Bortolini. 

Produzir leite é considerada uma das atividades mais complexas do meio rural. No Rio Grande do Sul, o agricultor recebe assistência da Emater/RS-Ascar em todas as etapas da produção de leite: cuidado com o solo e água, plantio e manejo de pastagens, sanidade animal, projetos de crédito, boas práticas para a agroindustrialização, organização em associações e cooperativas e inserção no mercado.

De acordo com a Emater/RS-Ascar, 198 mil famílias produzem leite no Estado, das quais 84 mil estão vinculadas à indústria. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.