CI

Emater/RS-Ascar capacita técnicos em classificação vegetal no Cetava

O objetivo é habilitar os técnicos na obtenção de amostras e na classificação de produtos como amendoim, canjica de milho, farinha de mandioca, ervilha e lentilha, e também no preenchimento de Laudos e Certificados de Classificação


A Emater/RS-Ascar está realizando, nesta semana, curso de formação de novos Classificadores de Produtos Vegetais. A capacitação acontece no Centro de Treinamento de Venâncio Aires (Cetava) nesta e na próxima semana, encerrando no dia 7 de novembro. O objetivo é habilitar os técnicos na obtenção de amostras e na classificação de produtos como amendoim, canjica de milho, farinha de mandioca, ervilha e lentilha, e também no preenchimento de Laudos e Certificados de Classificação, de acordo com os padrões oficiais vigentes.

Participam do curso técnicos classificadores da Emater/RS-Ascar para atender as demandas de comercialização e importação de produtos, tanto no mercado interno, como no externo. Também participam fiscais Federais Agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), lotados nos PVA’s da Superintendência Federal de Agricultura no RS, a fim de atender o disposto no Art. 7º do Decreto Nº 3664/2000 Importação, de responsabilidade do Poder Público.

O conteúdo compreende parte prática e teórica, na interpretação da Lei 9.972, de 5.05.2000, e dos demais atos normativos complementares; Legislação específica dos produtos; Classificação de produtos destinados diretamente à alimentação humana; Compra e Venda do Poder Público; Coleta e Amostragem; Equipamentos Manuseio e Aferição; Homogeneização; Acondicionamento; Tipos de embalagens; Transporte de amostras; Armazenamento; Determinação de Umidade e Métodos de determinação de umidade: métodos diretos e indiretos.

Os instrutores são o engenheiro agrônomo Antônio Carlos de Souza Guimarães, também coordenador do curso, o economista e classificador Rogério Henrique Bruschi, ambos da Emater/RS-Ascar, e a engenheira agrônoma e fiscal Federal Agropecuária, Helena Pan Rugeri, da Superintendência Federal de Agricultura no RS - Mapa. E os monitores são a classificadora Janete Dinacir Alves Roveda e o classificador André Maia Files, da Emater/RS-Ascar de Porto Alegre e de Rio Grande. As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.