Emater/RS-Ascar celebra Semana da Alimentação no Estado
CI
Agronegócio

Emater/RS-Ascar celebra Semana da Alimentação no Estado

No dia 16 de outubro será celebrado o Dia Mundial da Alimentação
Por:
No dia 16 de outubro será celebrado o Dia Mundial da Alimentação. Essa data foi criada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), com o intuito de ressaltar a relevância das temáticas que envolvem a alimentação e a nutrição. A cada ano a FAO estipula um tema para reflexão que aborde essas questões.


Em 2012 o tema proposto é “Cooperativas agrícolas que alimentam o mundo”. De acordo com a organização, esse assunto foi escolhido para destacar o papel das cooperativas na melhoria da segurança alimentar e na contribuição para a erradicação da fome.

No Estado, essa celebração abrange a semana que vai do dia 15 ao dia 21, configurando-se assim a Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul. Ela é organizada por entidades governamentais e da sociedade civil, tais como a Emater/RS-Ascar, a Ação da Cidadania RS, o Fórum Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Fesans RS), a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do RS (STDS), o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS (Consea RS) e o Conselho de Nutricionistas da 2ª Região (CRN2).

Para este ano, os escritórios municipais da Emater/RS-Ascar na Região de Porto Alegre estão organizando atividades que vão marcar a data, como a palestra “Propriedade nutricionais dos alimentos”, que será proferida nos dias 11, 15, 16 e 17 de outubro, em Capão da Canoa. O encontro é voltado às famílias beneficiárias do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A palestra do dia 11 acontece no Salão da Igreja Católica - na localidade de Zona Nova; no dia 15, no Clube de Mães - em Curumim. No dia 16, o evento acontece na sede do Centro Integrado de Ações Comunitárias, Salão da Igreja Católica - em Capão Novo e, no dia 17, no Salão da Igreja Católica - em Arroio Teixeira. Todos os encontros começam às 13h30.


O escritório municipal da Emater/RS-Ascar em Maquiné promoverá, nos dias 11, 17 e 18 de outubro, oficinas de culinária. Os locais dos encontros serão na sede do Salão Paroquial Santo André Avelino, na Escola Municipal Zeferino Brasil e na sede do Clube de Mães Nossa Senhora do Caravággio, respectivamente. Nesses três dias, os extensionistas irão auxiliar o público da terceira idade, merendeiras e sócias do Clube das Mães, trazendo novas receitas para a capacitação. Todas as oficinas iniciam às 13h30.

Já no dia 16 de outubro, o município de Maquiné junta-se a Osório para realizar o Encontro da Alimentação Escolar "Agricultores Cooperativados Alimentando o Mundo". O evento, que começa a partir das 9h30, contará com a presença de agricultores associados à Cooperativa de Consumo e Comercialização dos Pequenos Produtores Rurais do Litoral Norte (Coopviva), e escolas estaduais e municipais dos municípios. Na ocasião, a engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar, Cristina Gadea, fará palestra sobre alimentação escolar. Na sequência, será feita uma visita a duas propriedades de agricultores familiares.

Os municípios de Santa Maria do Herval, Dois Irmãos, Morro Reuter, Lindolfo Collor, Ivoti, Presidente Lucena e São José do Hortêncio participarão, no dia 16, do Encontro Intermunicipal da Semana da Alimentação. Serão realizadas palestras nas quais agricultores familiares, merendeiras e nutricionistas debaterão questões de segurança e soberania alimentar.


Nos dias 16 e 17 de outubro, será realizado em Sapiranga uma oficina de Culinária Saudável, no Residencial Ferrabraz, e também uma palestra sobre Alimentação Saudável e Sustentabilidade no Centro de Cultura. A iniciativa é uma parceria da Emater/RS-Ascar com Secretaria da Agricultura; Secretaria da Saúde Secretaria da Educação (SMED), Armazém Natural e Centro de Estudos Ambientais de Sapiranga (Cemeam).

Em Tapes, extensionistas da Emater/RS-Ascar, prefeitura, Secretaria Municipal de Educação e Cultura e agricultores familiares promoverão um encontro com as merendeiras do município, no dia 19 de outubro, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). O evento contará com palestras de nutricionistas e também com um jantar comemorativo à data.

Também no dia 19, Cerro Grande do Sul realiza o Encontro de Mulheres Agricultoras. O evento, que acontecerá no Salão da Igreja Luterana, é organizado pela Emater/RS-Ascar, juntamente com a Assistência Social e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Na ocasião, será preparada uma receita coletiva e debatido o tema Mulher no Meio Rural.


Em Porto Alegre, o escritório central da Emater/RS-Ascar promoverá, em parceria com a Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana e Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), uma programação especial por ocasião da Semana da Alimentação. No dia 16, será realizada ao longo do dia, na sede central da Emater/RS-Ascar (Rua Botafogo 1051 – Menino Deus), uma feira de produtos orgânicos e também uma oficina cujo tema é “ Possibilidades e Potencialidades do Uso das Frutas Nativas da Mata Araucária”. Enquanto dia 18 será desenvolvido um roteiro que visa apresentar o caminho pelo qual passa um alimento agroecológico, desde a produção até chegar à mesa das pessoas. Já no dia 21, domingo, a unidade de Cooperativismo da Região de Porto Alegre da Emater/RS-Ascar vai montar um estande no Parque da Redenção, a partir das 10h, onde os extensionistas estarão repassando informações sobre o trabalho realizado pelas equipes junto às cooperativas, além de exposição de seus produtos.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink