CI

Emater-RS/Ascar de Salvador das Missões acompanha colheita da soja

Emater-RS realizou acompanhamento dessa importante atividade, visando aferir a regulagem das colheitadeiras e evitar perdas excessivas


A colheita da soja encaminha-se para o final em Salvador das Missões e a equipe local da Emater-RS/Ascar realizou o acompanhamento dessa importante atividade, visando aferir a regulagem das colheitadeiras e evitar perdas excessivas no processo de colheita. Na última quinta-feira (05/04), por exemplo, acompanhou-se a colheita da soja na propriedade da família Schmidt, na localidade Isabel Sul. 

Logo após a passagem da colheitadeira, realizou-se a aferição das perdas de grãos pelo método do copo medidor desenvolvido pela Embrapa, que possibilita quantificar de modo rápido, prático e eficiente, o volume de grãos não recolhido pela colhedora. O resultado da quantificação das perdas foi de uma saca por hectare, o que está de acordo com padrões nacionais e internacionais, indicando a boa regulagem do equipamento colhedor e a velocidade de deslocamento adequada, que deve ficar entre 4 e 6,5 km/hora. 

A família Schmidt está inserida no Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, e executado pela Emater-RS/Ascar, recebendo acompanhamento técnico durante todo o ciclo da cultura, visando a redução dos custos da lavoura. 

A família implantou 12 hectares de soja da variedade TMG 7063 IPRO, apresentando rendimento líquido de 59 sacas por hectare. O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Jaderson dos Anjos Toledo, destaca que o município de Salvador das Missões cultiva anualmente cerca de 3.400 hectares de soja, cereal este que ocupa o segundo lugar na arrecadação financeira rural do município, atrás apenas da atividade leiteira.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.