Emater/RS-Ascar e Cotrifred avaliam cadeia produtiva do leite em Frederico Westphalen

Agronegócio

Emater/RS-Ascar e Cotrifred avaliam cadeia produtiva do leite em Frederico Westphalen

Técnicos da Emater/RS-Ascar e da Cotrifred dos municípios abrangentes da Cooperativa reuniram-se para dar palestra sobre leite.
Por:
329 acessos

Técnicos da Emater/RS-Ascar e da Cotrifred dos municípios abrangentes da Cooperativa reuniram-se na última quinta-feira (01/09) no auditório da Cooperativa para dar continuidade ao processo de parceria na área de leite, envolvendo os produtores dos municípios de Frederico Westphalen, Iraí, Caiçara, Vicente Dutra, Taquaruçu do Sul, Vista Alegre, Palmitinho e Pinheirinho do Vale.

O assistente técnico regional de sistemas de produção animal da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Valdir Sangaletti, conduziu a reunião, apresentando os principais indicadores da pesquisa realizada pela Emater/RS-Ascar nesses oito municípios e o relatório das reuniões com entidades e lideranças, para conhecimento dos gargalos e das potencialidades da produção de leite na região. Os técnicos da Emater/RS-Ascar e da Cotrifred puderam expor também o trabalho e ações que já são realizadas através dessa parceria em seus municípios. 

Como encaminhamento, ficou definido que os técnicos das duas instituições se reunião para traçar estratégias conjuntas com os produtores de leite assistidos da Emater/RS-Ascar e associados da Cooperativa, levando em conta os gargalos e as estruturas existentes em cada município. Essa ação tem previsão de encerrar no final de setembro. No mês de outubro, acontecerá um novo encontro com os técnicos para apresentação das estratégias locais definidas. 

Nesse mesmo encontro, a Emater/RS-Ascar apresentará o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, como uma proposta para os técnicos da Cooperativa se engajarem também nesse projeto, participando do programa, como alternativa de ampliar o número de famílias atendidas.

A partir de novembro será realizado um curso de capacitação com foco na dieta animal, ministrado pela Emater/RS-Ascar, para os técnicos das duas instituições. Outro curso, na área de educação sanitária, também fará parte da programação deste ano e será ministrado pelos médicos veterinários da Cooperativa.

?Para estreitar ainda mais essa parceria entre Emater e Cotrifred, colocamos à disposição dos técnicos da Cooperativa os cursos de capacitação em bovinocultura de leite dos Centros de Treinamento da Emater de Erechim, Bom Progresso, Teutônia e Nova Petrópolis?, anunciou Sangaletti. Em dezembro, está previsto um encontro de nivelamento técnico com as duas instituições para planejamento das ações 2017.

Participaram da reunião na quinta-feira o vice-presidente da Cotrifred, Dari Luis Albarello, e o supervisor da Emater/RS-Ascar, Clairto Dal Forno.
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink