CI

Emater/RS-Ascar elabora projeto em 23 municípios da região de Erechim

A Emater/RS-Ascar de Ipiranga do Sul, através da Chamada Pública do Leite, desenvolveu um projeto voltado a famílias rurais que têm como atividade principal o leite


A Emater/RS-Ascar de Ipiranga do Sul, através da Chamada Pública do Leite, desenvolveu um projeto voltado a famílias rurais que têm como atividade principal o leite. O Programa envolve 23 municípios da região de Erechim, entre os quais o município de Ipiranga do Sul, onde foram três anos com uma intensa programação de atividades voltadas ao aprimoramento da atividade leiteira, no qual participaram 23 famílias rurais do município, residentes nas comunidades do Alto Alegre, São João Vianei e Linha Dallanora.

Inicialmente foi realizado diagnóstico das propriedades e reuniões nas comunidades, tendo em vista construir um planejamento de atividades, definindo os assuntos a serem abordados baseados na visão do grupo sobre a realidade local. 

Durante o processo foram realizadas visitas de acompanhamento, palestras, excursões, seminários e oficinas, dias de campo em diversos municípios da região, proporcionando integração e troca de conhecimentos e experiências entre os demais produtores que participam do programa. 

A Chamada Pública teve seu foco principal na produção do leite, mas incluiu ações ambientais, sociais e econômicas de âmbito familiar. Desenvolveu ações que promoveram o uso de fitoterapia animal, manejo de pastagens e implantação de pastagens perenes de alto potencial produtivo, além de pastoreio rotativo, gestão da atividade leiteira, bem-estar do rebanho com água e sombra nos piquetes, criação da terneira, silagem de colostro, segurança e soberania alimentar através das hortas e resgate de sementes e mudas. 

Outros temas abordados foram plantas medicinais, condimentares e aromáticas, melhoria dos entornos das propriedades com ajardinamento e destino correto do lixo doméstico, Cadastro Ambiental Rural, entre outras atividades, que possibilitaram também um trabalho mais próximo com as famílias participantes, envolvendo homens, mulheres e jovens na busca por novos conhecimentos, assim como a consolidação e aprimoramento da atividade leiteira nas propriedades, tendo em vista a melhoria das condições de trabalho e vida no meio rural. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.