Emater/RS-Ascar evidencia experiências na produção e transformação do leite durante Avisulat

Agronegócio

Emater/RS-Ascar evidencia experiências na produção e transformação do leite durante Avisulat

Com o leite em foco, a Emater/RS-Ascar participa do 5º Congresso e Feira Brasil Sul de Avicultura, Suinocultura e Laticínios ?Feira de Equipamentos
Por:
235 acessos

Com o leite em foco, a Emater/RS-Ascar participa do 5º Congresso e Feira Brasil Sul de Avicultura, Suinocultura e Laticínios ? Feira de Equipamentos. Serviços e Inovação (Avisulat 2016), realizado de terça a quinta-feira (22 a 24/11), na Fiergs, em Porto Alegre.

Além de um estande, onde apresenta o trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) prestado no Estado, a Instituição está presente no Congresso, com palestra sobre o Sistema de Inspeção Municipal ? Ações e Preocupações da Emater, pela engenheira de Alimentos, Bruna Bresolin Roldan, nesta quarta-feira (23/11), e no espaço destinado ao relato de experiências de sucesso com o leite na pequena propriedade rural, que acontece nesta quinta-feira (24/11), durante o 3º Fórum Estadual do Leite, paralelo ao Congresso.

Essas experiências bem sucedidas vêm dos municípios de Palmitinho e Fazenda Vila Nova, onde há produtores referência na produção e transformação do leite. De Palmitinho, o produtor Claudemar Bastos Fagundes, que mora na Linha Sete de Setembro, vem acompanhado do técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Luan Jaques da Costa. Já de Fazenda Vila Nova, o técnico em agropecuária e coordenador do Centro de Formação de Agricultores de Teutônia (Certa), Maicon Berwanger, acompanha o casal de produtores de leite, Elia Schosller e Elio Post, que vivem na localidade de Nova Westfália.

?Quando tratamos de uma cadeia produtiva fundamental para o desenvolvimento do Estado é importante destacar que o Rio Grande do Sul é o segundo estado maior produtor de leite do país, com uma produção de 4,6 bilhões de litros por ano?, ressalta o zootecnista e assistente técnico estadual em Bovinos de Leite da Emater/RS-Ascar, Jaime Ries, ao citar que os 84 mil produtores de leite do RS vinculados à indústria possuem um rebanho de 1 milhão e 400 mil vacas.

Segundo o diretor técnico da Instituição, Lino Moura, ?por trás desses números há o trabalho de Aters prestado pela Emater/RS-Ascar no RS há mais de 61 anos, na capacitação dos produtores, na qualificação do leite, na adequação às normativas sanitárias, na organização de cooperativas e agroindústrias e no fortalecimento de toda essa importante cadeia leiteira?.

O Avisulat reúne produtores, técnicos, estudantes, empresários e representantes de entidades ligadas aos setores de aves, suínos e de leite e objetiva promover negócios, apresentar inovações e ampliar o debate sobre as demandas desses setores.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink