Emater/RS-Ascar promove Encontro Regional de Mulheres
CI
Imagem: Marcel Oliveira
EVENTO

Emater/RS-Ascar promove Encontro Regional de Mulheres

Mulheres de 45 municípios da região administrativa de Santa Rosa reuniram-se virtualmente nesta quarta-feira (16/03)
Por:

Mulheres de 45 municípios da região administrativa de Santa Rosa reuniram-se virtualmente nesta quarta-feira (16/03), em uma oportunidade de integração social e comunitária, bem como de promoção da saúde mental, através de orientações de autocuidado e autoconhecimento. A palestra O Poder é Meu, proferida pela psicopedagoga e coaching Maria Odila Taborda, segue disponível e sendo visualizada pelo canal do Rio Grande Rural no Youtube, no link https://bit.ly/36qkj5u.

A ação é uma promoção da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), uma forma de dar sequência ao trabalho tradicional de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) com Mulheres, que todos os anos abrange um público superior a 6.500 mulheres somente na região de Santa Rosa.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar José Vanderlei Waschburger destaca, neste sentido, que a ação integra um trabalho que abrange milhares de pessoas há mais de 50 anos em nossa região, quando a Extensão Rural passou a atuar junto às mulheres e suas demandas. Também reconheceu a capacidade de resiliência das mulheres, de modo especial as que vivem no meio rural. "Passamos por algumas dificuldades, momentos de pandemia, de estiagem, mas nossas agricultoras são guerreiras, vencedoras, já por terem escolhido essa profissão. São pessoas especiais que têm o dom de levantar a cabeça, enfrentar as dificuldades e superá-las. Nosso reconhecimento a todas as agricultoras, por terem abraçado e escolhido esse papel tão digno para nossa região, Estado e país", salientou Waschburger.

A valorização do trabalho diário da agricultora foi abordada pela extensionista do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar Vanessa Gnoatto, que enfatizou que esse reconhecimento é um dos primeiros passos para entender-se como parte de um contexto que faz diferença na família, na comunidade e na sociedade. Para isso, abordou o equilíbrio entre os níveis de valorização, tendo como transversais a razão, a emoção e a produção de sentido nos afazeres diários.

A palestra musical "O Poder é Meu", conduzida pela psicopedagoga e coach Maria Odila Taborda, foi uma oportunidade de autoconhecimento, empoderamento e reconhecimento do protagonismo feminino. O propósito principal da abordagem é desenvolver a autoestima, a autoconfiança, potencializar os pontos fortes e ter fé na capacidade de transformar realidades a partir das próprias ações. "Não vamos esperar que as mudanças venham dos outros. Precisamos nos conectar, apoiar e respeitar umas às outras. Fazer com que tenhamos orgulho das nossas conquistas", reiterou Maria Odila, em sua palestra.

A partir da palestra, a extensionista do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, Lisete Primaz, reiterou a importância de iniciativas como essa, que impactam na promoção do bem-estar individual e coletivo. "Estendo o convite a todas as mulheres a serem protagonistas da história. Que possamos participar de mais momentos como esse, para que possamos nos fortalecer, recarregar nossas energias, também fortalecer nossas famílias. Precisamos nos conectar, respeitar e apoiar umas às outras, tornando a história de cada uma firme, leve e livre, e tornar a casa, a propriedade, o lugar que vivemos em um lugar bom de viver", finalizou.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.