CI

Emater/RS-Ascar promove Fórum Regional sobre Juventude Rural

Na oportunidade, será debatida a situação dos jovens rurais no Estado e na região


A Emater/RS-Ascar, Prefeitura e Universidade de Santa Cruz do Sul promovem, na próxima terça-feira (06-12), o Fórum Regional de Discussão sobre Juventude Rural. O evento tem início às 13h30min, no bloco 1 da Universidade de Santa Cruz do Sul. Participarão jovens dos municípios de Santa Cruz do Sul, Vale Verde, Sinimbu, Passo do Sobrado, Vera Cruz. Vale do Sol, Venâncio Aires, Boqueirão do Leão e Herveiras.


Na oportunidade, será debatida a situação dos jovens rurais no Estado e na região, com apresentação do trabalho que deu origem a dissertação de mestrado em Desenvolvimento Regional de Jovani Puntel sobre a situação dos jovens egressos do Centro de Formação do Jovem Rural (Cedejor), e relato de jovens rurais assistidos pela Emater/RS-Ascar.

Conforme a extensionista de bem-estar social do escritório da Emater/RS-Ascar em Santa Cruz do Sul, Carla Adriana Batista da Silva, o evento tem por objetivo analisar, discutir e traçar estratégias para o trabalho com a juventude rural da região. “Constatamos que não tem havido um trabalho voltado aos jovens, a não ser ações pontuais voltadas ao lazer e esporte”, afirma Carla. “A sucessão familiar é um dos pontos a serem trabalhados, pois muitos pais veem o jovem apenas como mão de obra para a propriedade, e não como protagonistas”, completa a extensionista da Emater/RS-Ascar.


A permanência dos jovens no campo é um dos maiores desafios da atualidade para a assistência técnica e extensão rural. A Emater/RS-Ascar, que atende cerca de 50 mil jovens rurais, procura em suas ações de cidadania, geração de renda e educação, dar oportunidades para o jovem ficar no meio rural.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.