CI

Emater/RS-Ascar promove oficinas sobre manejo básico do cavalo

Pecuaristas familiares que visitam a 40ª Expointer, que acontece no Parque Assis Brasil, em Esteio, desde o último sábado (26/08)


Os pecuaristas familiares que visitam a 40ª Expointer, que acontece no Parque Assis Brasil, em Esteio, desde o último sábado (26/08) e segue até o próximo domingo (03/09), têm a oportunidade de acompanhar duas oficinas diárias no espaço da Emater/RS-Ascar com o objetivo de aumentar o bem-estar e prolongar a vida de um importante companheiro do homem do campo, o cavalo. Os eventos acontecem às 10h e às 15h, na parcela temática da Pecuária Familiar. 

De acordo com a médica veterinária da Emater/RS-Ascar Sabine Kasinger, este ano a intenção é ressaltar a importância do cavalo na vida dos pecuaristas familiares. Animal que é utilizado tanto para o manejo do gado de corte, transporte e lazer, quanto para atividades esportivas ou como animal de companhia. "O cavalo tem uma importância histórica e cultural para quem vive e produz no meio rural, sendo que é muito difícil você visitar uma propriedade e não encontrar um", comenta Sabine, destacando a necessidade de realizar o manejo adequado do cavalo para que ele viva mais e melhor.

"As oficinas são um resumo do conteúdo que estamos apresentando no curso de manejo de cavalos oferecido pela Emater no Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (Cetam) a partir deste ano", ressalta o médico veterinário e coordenador de cursos do Cetam, Gustavo Vargas.

Na capacitação são abordados temas como o comportamento, reprodução, sanidade, avaliação de compra, alimentação e cuidados com os cascos. Em 2017 já foram realizadas duas edições e já estão programadas mais uma ainda para setembro (25 a 27/09) e outra para dezembro (11 a 13/12). Mais informações e inscrições pelos telefones (51) 3632-1261 ou (51) 9 9862-6687 e pelo e-mail [email protected]

"O enfoque das oficinas está na segurança e bem-estar, tanto do trabalhador quanto do cavalo, com abordagem pacífica e os cuidados necessários para evitar acidentes capazes de diminuir a vida útil do animal ou trazer prejuízos à saúde do proprietário ou pessoa que trabalha com ele", salienta a veterinária Sabine Kasinger. 

Os extensionistas lembram que Emater/RS-Ascar e a Cooperativa Sicredi possuem um convênio que incentiva a participação de seus cooperados nos cursos realizados nos centros de treinamento de agricultores da Instituição. Para as capacitações é oferecida toda a estrutura para as atividades práticas, hospedagem e alimentação. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.