CI

Emater/RS-Ascar realiza inscrições de jovens rurais para vagas no Sisu

O dia de inscrições no Sisu aconteceu na Sede da Cooperal


Jovens da zona rural de Hulha Negra interessados em ingressar no ensino superior tiveram um bom incentivo nesta terça-feira (10-01). Durante todo o dia, técnicos do escritório municipal da Emater/RS-Ascar realizaram as inscrições dos concorrentes através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O programa, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), oferece vagas em Universidades Públicas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).


O dia de inscrições no Sisu aconteceu na Sede da Cooperal (Cooperativa Regional dos Agricultores Assentados Ltda), localizada no Assentamento Conquista da Fronteira. As atividades foram organizadas pela técnica agrícola, Luciane Foggiato, e pelo extensionista de bem-estar social, Vinícius Kercher, ambos da Emater/RS-Ascar, que estiveram à disposição dos interessados para a efetivação do cadastro e esclarecimento de dúvidas.

Uma das concorrentes inscritas foi Neuzele Pérsio, formanda do Ensino Médio na Escola 15 de Junho. Ela salientou a importância do Sisu. “É uma das maneiras mais viáveis de ingressar na Universidade Federal, já que eu, assim como muitos jovens rurais, não tenho condições de pagar a mensalidade de uma faculdade particular, pois quem mora no campo possui ainda o obstáculo de se manter na cidade durante o período de estudo”, destacou.


Neuzele, que se inscreveu para o curso de Letras, ressalta que seu objetivo é formar-se no ensino superior e permanecer no campo, para ter uma melhor qualidade de vida e aplicar os seus conhecimentos no âmbito rural.

Segundo o extensionista de bem-estar social, Vinícius Kercher, o trabalho buscou incentivar o jovem do campo a ingressar no ensino superior. “Além de promover o desenvolvimento rural sustentável, criando condições para a permanência no campo e para o pleno exercício da cidadania, melhorando assim a qualidade de vida, já que esta é uma das linhas de atuação da Emater”, completou Kercher.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.