Emater/RS-Ascar realiza tardes de campo voltadas ao manejo de frutíferas em Aratiba
CI
Imagem: Divulgação
EVENTO

Emater/RS-Ascar realiza tardes de campo voltadas ao manejo de frutíferas em Aratiba

Emater/RS-Ascar vem realizando ações com tardes de campo seguindo os protocolos sanitários para Covid-19
Por:

A Emater/RS-Ascar, por meio Escritório Municipal de Aratiba, vem realizando ações com tardes de campo voltadas à poda e manejo de frutíferas em pomares, seguindo os protocolos sanitários para Covid-19. As orientações foram repassadas pela equipe de extensionistas sobre podas em pessegueiros, videiras, pereiras, goiabeiras, ameixeiras, quivizeiros e citrus. Além do manejo de podas, também foram repassadas informações sobre plantas medicinais, aromáticas e condimentares, com técnicas de plantio, propriedades medicinais, entre outras. Foram entregues mudas e sementes das plantas erva-baleeira e aipo. Também foram repassadas dicas e receitas de controle alternativo de pragas e doenças nas plantas.

As tardes de campo iniciaram no dia 29 de julho, na Linha Liso, na propriedade do agricultor Cláudio Holz. Em agosto, as ações prosseguiram nas comunidades de Linha Esperancinha, na propriedade da família Roque e Helma Stroer (13/08) e Três Barras, na propriedade da professora Aldaci Schuck (19/08). As atividades tiveram como objetivo oportunizar o conhecimento do manejo do pomar doméstico, através da poda e condução, promovendo a segurança e soberania alimentar e a promoção da saúde das famílias rurais.

Para os extensonistas Gilmar Luis Schardong e Cleonice Maria Dobrovolski, as tardes foram produtivas, de troca de informações e experiências. A demanda surgiu pela iniciativa do agricultor aposentado Cláudio Holz, que pediu orientação da Emater/RS-Ascar para a realização de poda das frutíferas na sua propriedade. Como era época adequada para a poda de inverno, a equipe resolveu ampliar a atividade para que mais famílias pudessem participar e aprender, envolvendo também mais comunidades.

Os extensionistas agradeceram a participação de todos e em especial as famílias agricultoras que abriram as portas das suas propriedades, possibilitando a realização das atividades. Para a agricultora Helma Stroer, a atividade foi muito interessante. "Aprendemos as podas e agora estamos caprichando, seguindo as orientações, gostei muito e achei muito proveitoso".

Na avaliação do agricultor Cláudio Holz foi uma tarde de grande aprendizado. "Não sabia como fazer podas e agora sei. E foi um trabalho muito bem feito e vou procurar a Emater novamente, sempre que precisar", avaliou.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.