Emater/RS-Ascar terá programação para agricultor familiar na Expoagro
CI
Agronegócio

Emater/RS-Ascar terá programação para agricultor familiar na Expoagro

Atrações do espaço começam na quarta-feira (20.03)
Por:
Na próxima semana a Emater/RS-Ascar participa de mais uma edição da Expoagro Afubra, feira que tem como público principal o agricultor familiar. A partir de quarta-feira (20), no espaço destinado à Instituição, serão apresentadas técnicas e tecnologias que têm como finalidade o fortalecimento da agricultura familiar. As áreas poderão ser visitadas entre os dias 20 e 22 de março, no Parque de Exposições Hainsi Gralow, na BR 471, Km 143, em Rincão del Rey, no município de Rio Pardo. 

Um dos destaques da edição deste ano será a inauguração da Casa da Ovelha, desenvolvida especialmente para o evento. O espaço servirá para a realização de degustações e demonstrações envolvendo a cadeia produtiva da ovinocultura. Outras áreas temáticas relacionadas à agricultura familiar, como a produção de morangos, apicultura, fruticultura, bovinocultura de leite, piscicultura, turismo rural, manejo ecológico do solo, ovinocultura e artesanato em lã, entre outros, também serão abordadas pela Emater/RS-Ascar durante a Expoagro. 

A Emater/RS-Ascar está envolvida na organização do pavilhão da agroindústria familiar, onde 130 expositores irão comercializar gêneros alimentícios, plantas ornamentais e artesanato produzidos e beneficiados pela agricultura familiar. No local também será oportunizada a troca de experiências entre expositores e o público, que poderá obter informações sobre o Programa Agroindústria Familiar, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). No segundo dia de evento (21) haverá horário estendido no Espaço Cultural, com café colonial servido pelas agroindústrias a partir das 16h. 

Oficinas

Durante a Expoagro Afrubra, a Emater/RS-Ascar desenvolverá algumas oficinas onde serão apresentadas receitas. 

Dia 20 

- Pizza de morango com chocolate 
- Suco de morango 

Dia 21 

- Bolo de beterraba 
- Patê de ervas 
- Requeijão caseiro 

Lançamento 

No dia 22 de março, na Casa da Emater, ocorre o pré-lançamento do livro de Resgate Alimentar do Vale do Caí, cujo foco está na busca pela segurança e pela soberania alimentar, por meio do resgate da cultura alimentar da região. Iniciado em 2003, o trabalho se dá por meio de um conjunto de 13 municípios, reunidos no Fórum Regional da Agricultura Familiar da Região do Vale do Cai - organizado por: prefeituras do Vale do Caí, Emater/RS-Ascar, associações e cooperativas de agricultores e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). A proposta foi retratar a história das etnias e dos alimentos característicos desta região, valorizando o saber das diversas comunidades dos municípios que compõem o Vale do Cai. 

O espaço da Emater/RS-Ascar na Expoagro Afubra é uma parceria com as secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social; escolas municipais e estaduais; grupos de mulheres e de terceira idade, com apoio Território Vale do Caí. 

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.