CI

Emater/RS comemora 44 anos de fundação e união à Ascar

No dia 14 de março de 1977 foi criada a Emater/RS


Foto: Pixabay

No dia 14 de março de 1977 foi criada a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), que se somou à já existente Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ascar), fundada em 1955 para orientar o pequeno agricultor a acessar crédito supervisionado e desenvolver a agricultura e o bem-estar de suas famílias.

Unidas há 44 anos, a Emater/RS e a Ascar passaram a cumprir juntas a missão de promover o desenvolvimento técnico-social, executando as principais ações, programas e políticas públicas, tornando-se referência no uso de metodologias de comunicação e de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) aos agricultores e pecuaristas familiares, índigenas, quilombolas, pescadores artesanais e assentados da reforma agrária.

Atualmente atua vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), tendo, como gestores, o presidente, Geraldo Sandri, e diretores técnico, Alencar Rugeri, e administrativo, Vanderlan Vasconselos.

A data também permite recordar as muitas ações de melhoria das condições de vida de quem vive no meio rural do RS, "pensadas, planejadas e realizadas pelos nossos extensionistas nos mais longíquos recantos, que só nós, da Emater/RS-Ascar, temos acesso. Isso é reflexo da vocação de cada técnico e de cada profissional que se dedica a garantir a produção, por exemplo, de alimentos em qualidade e quantidade, que abastecem a nossa população e contribuem para o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado", ressalta Sandri.

Na avaliação do presidente, "não é de hoje que a Ascar, através também da Emater/RS, é referência no país nesse trabalho de impulsionar e fortalecer o meio rural gaúcho".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.