CI

Emater/RS e a Embrapa melhoram a produção de feijão no RS

Oito variedades de sementes de feijão serão plantadas no RS em unidades demonstrativas que serão instaladas em 13 municípios, na próxima safra


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, enviou, no ínicio desse mês de novembro, oito variedades de sementes de feijão que serão plantadas no Rio Grande do Sul em unidades demonstrativas que serão instaladas em 13 municípios gaúchos, na próxima safra.

Essa iniciativa é conseqüência de um curso realizado pelo Centro Nacional da Embrapa - Arroz e Feijão, em Porto Alegre, para 20 técnicos da Emater/RS-Ascar, no mês de outubro. Agora, as variedades serão testadas e as tecnologias propostas no treinamento serão desenvolvidas na prática, visando à melhoria da produtividade da cultura. Segundo o assistente técnico estadual de feijão da Emater/RS-Ascar, Dulphe Pinheiro Machado Neto, cada município irá receber em torno de16 quilos das sementes que foram aprimoradas com o intuito de melhorar a qualidade dos grãos produzidos no Estado. Após esse período de experiência, as tecnologias aplicadas nas unidades demonstrativas serão compartilhadas com outros agricultores em tardes de campo.

Essa é a segunda vez que as amostras são avaliadas por produtores gaúchos e, no ano passado, os resultados foram positivos. Em Sobradinho, por exemplo, a Emater/RS-Ascar organizou o Dia do Campo. Os conhecimentos foram partilhados entre técnicos, produtores e pesquisadores que elegeram a semente que melhor se adaptou às condições climáticas e de solo da região. No município, por exemplo, o feijão do tipo BRS – Supremo teve uma produtividade de 3.098 quilos por hectare.

Em 2009, as variedades de feijão recebidas foram BRS – Supremo, BRS – Valente, Diamante Negro, BRS – Pontal, Perola, BRS – Vereda e BRS – Radiante. Apoiar a diversificação de atividades a fim de aumentar o rendimento faz parte da Frente Programática Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater/RS-Ascar, em consonância com os Programas Estruturantes do Governo Federal. As informações são de assessoria de imprensa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.