CI

Embarques de carne de frango acumulam aumento de 5% no ano

Dados confirmam que as exportações brasileiras de carne de frango sofreram forte refluxo, retrocedendo ao menor volume


Dados consolidados da SECEX/MDIC confirmam que as exportações brasileiras de carne de frango de outubro passado sofreram forte refluxo, retrocedendo ao menor volume não apenas do ano, mas dos últimos 20 meses. Somados os quatro principais itens exportados – frango inteiro, cortes, carne salgada e industrializados – os embarques de outubro totalizaram 308.077 toneladas, volume que significou redução de praticamente 5% sobre o mesmo mês do ano passado e de quase 20% sobre o mês anterior. Comparativamente ao registrado seis meses antes, a queda superou as 100 mil toneladas (412,8 mil/t em abril/16). 

A realidade é que, no corrente semestre, as exportações de carne de frango vêm sofrendo forte desaceleração. Exemplificando, nos quatro meses iniciais do primeiro semestre o volume embarcado aumentou cerca de 16% em relação ao mesmo quadrimestre de 2015. Já nos quatro meses iniciais do segundo semestre registra-se recuo de mais de 6,5%.

Mesmo assim, o balanço continua favorável ao setor. Pois os embarques acumulados nos 10 primeiros meses do ano (pouco mais de 3,6 milhões de toneladas) são 5,14% maiores que os alcançados entre janeiro e outubro de 2015, enquanto o acumulado em 12 meses (4,402 milhões de toneladas) registra incremento de quase 7% sobre idêntico período. 

De toda forma, esses índices tendem a uma diluição no bimestre final de 2016. E se, por exemplo, os embarques de novembro e dezembro mantiverem a média registrada entre julho e outubro (350 mil/t mensais), o total anual, da ordem de 4,330 milhões de toneladas, será apenas 2,5% superior ao que foi exportado em 2015.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.