CI

Embarques de carne de frango registram novo recorde mensal

Frango inteiro e industrializado também tiveram forte expansão


Dados consolidados da SECEX/MDIC confirmam o que já era antevisto no início do mês, quando foram divulgados os resultados parciais da exportação de carne de frango de março de 2012: novo recorde no volume exportado.

O total exportado no mês - e que inclui, além do produto in natura (frango inteiro e cortes), os industrializados e a carne de frango salgada - totalizou 363,3 mil toneladas e gerou receita cambial de US$712,5 milhões, resultados que configuram aumentos de, respectivamente, 6,61% e 3,25% sobre o mesmo mês do ano passado.

Superando pela primeira vez as 361,4 mil toneladas alcançadas há quase quatro anos, em maio de 2008, o volume exportado em março de 2012 corresponde a novo recorde, alcançado em função, sobretudo, de forte expansão no volume de cortes, cujos embarques aumentaram 22% em relação a março/11 e mais de 27% em relação ao mês anterior, fevereiro/12.

E como - comparativamente ainda ao mês anterior - o frango inteiro e os industrializados também apresentaram forte expansão (de, respectivamente, 36% e 34%), os resultados alcançados acabam levantando uma indagação: são efetivos ou apenas contábeis? Uma dúvida explicável pelo fato de, justamente no já mencionado maio de 2008, ter-se registrado um recorde que, na verdade, resultou da inclusão, no mês, de embarques não contabilizados no mês anterior.


Porém, independente de quais tenham sido os resultados mensais efetivos, a realidade é que as exportações caminham mais lentamente que há um ano. Em 2011, o primeiro trimestre foi encerrado com uma expansão de 10%. Em 2012, no mesmo período, o incremento não chega a 4,5%.



Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.