Frango

Embarques de frango da 3ª semana sofrem forte retrocesso

Volume de carne de frango in natura exportado na terceira semana de abril retrocedeu ao menor volume dos últimos tempos
Por:
66 acessos

Considerada a média diária embarcada, o volume de carne de frango in natura exportado na terceira semana de abril (15 a 21, cinco dias úteis) retrocedeu ao menor volume dos últimos tempos. Correspondeu a 8.940 toneladas/dia, resultado que trouxe a média dos primeiros 15 dias úteis do mês (de um total de 21 dias úteis) para apenas 12.762 toneladas/dia, mais de 20% a menos que as médias diárias registradas em março passado e em abril de 2017.

Projetada para a totalidade do período, a atual média sinaliza embarque mensal da ordem de 268 mil toneladas, resultado que, se confirmado, significará redução de 23,5% sobre o mês anterior e de 8,6% sobre o mesmo mês do ano passado. Será, também, o menor volume em quase 40 meses, permanecendo acima, apenas, dos valores registrados no bimestre janeiro-fevereiro de 2015, ocasião em que os embarques médios ficaram ligeiramente aquém das 260 mil toneladas mensais.

A ressaltar que o fraco resultado até agora registrado refere-se especificamente ao produto in natura, ou seja, não inclui, por exemplo, a carne de frango salgada, razão dos embargos impostos ao produto brasileiro pela União Europeia. 

Uma vez que o produto in natura direcionado à UE tem pequena representatividade nas exportações brasileiras de carne de frango (em 2017, pouco mais de 1,5% dos quase 4 milhões de toneladas exportadas de frango in natura), só se pode concluir que a presente queda está relacionada a outros importadores. 

Provavelmente, à Arábia Saudita, que estabeleceu o prazo-limite de 30 de abril para receber frangos que, mesmo abatidos dentro dos preceitos Halal, são submetidos a um pré-atordoamento através de choque elétrico. 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink