CI

Embrapa abre bolsas de pesquisas com dendê

Projeto desenvolverá ações relacionadas ao melhoramento genético do dendezeiro e caiaué


A Embrapa Agroenergia, uma das 45 unidades da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária abre duas vagas com recursos do CNPq para bolsistas desenvolverem ações de pesquisa dentro do Projeto “Dinamização do Banco Ativo de Germoplasma de Dendê (Elaeis guineensis) da Embrapa e Apoio ao Melhoramento Genético – ProDendê", com estudos de pré-genômica.

Uma das vagas será para desenvolver trabalhos com caracterização do processo de desenvolvimento da inflorescência masculina de Elaeis oleifera (caiaué), com bolsa no valor de R$ 1.045,89, para graduados em biologia ou engenharia agronômica.

Neste trabalho, salienta o pesquisador da Embrapa Agroenergia e líder do Projeto, Manoel Souza, o bolsista irá caracterizar, por microscopia ótica e de varredura, o processo de desenvolvimento da inflorescência masculina desse dendezeiro, visando determinar estágios promissores para a cultura de tecido haplóide.

A outra oportunidade, destinada a mestres e doutores nas mesmas áreas, é o trabalho com a cultura de anteras visando a produção de tecido haplóide do caiaué, no valor de R$ 2.186,87, para definir as condições mínimas necessárias a induzir a produção de calos e comprovação da natureza, por meio de estabelecimento de perfil genotípico utilizando marcadores co-dominantes e por citometria de fluxo.

As ações propostas nessas bolsas, que podem durar de 12 a 24 meses, poderão contribuir com a estratégia de pesquisa e desenvolvimento na genômica dessa cultura, sendo realizadas na Embrapa Agroenergia e na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, ambas em Brasília/DF.

O ProDendê - financiado pela FINEP/CNPq/MCT e coordenado pela Embrapa Agroenergia - é desenvolvido em rede, com as unidades da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Embrapa Amazônia Oriental, Embrapa Amazônia Ocidental, juntamente com as universidades de Brasília (UnB) e Católica de Brasília (UCB).

Até 2011, com este projeto serão desenvolvidas ações relacionadas ao melhoramento genético do dendezeiro e caiaué, genômica, biologia celular e etiologia do amarelecimento fatal (AF), nas regiões norte e centro-oeste do país.

Os interessados devem enviar o currículo para o e-mail [email protected] no período de 20 de julho a 10 de agosto, com início dos trabalhos em 1º de setembro. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.cnpae.embrapa.br ou pelo telefone 3448-4844. As informações são de assessoria de imprensa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.