CI

Embrapa abre inscrição para curso sobre micropropagação

Evento ocorre entre os dias 16 a 20 de maio


Estão abertas até 12 de maio as inscrições para o 13º Curso de Micropropagação de Plantas da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que vai acontecer de 16 a 20 de maio, das 8h às 18h.

Pesquisadores, professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação podem participar do treinamento, que vai enfatizar a micropropagação de abacaxi, bananeira, bromélias, mandioca e plantas medicinais e inclui aulas teóricas e práticas e visitas às instalações e aos telados da biofábrica da Campo Biotecnologia Vegetal.

Ao todo, são 19 instrutores da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Faculdade Maria Milza, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Campo Biotecnologia Vegetal.

Clonagem
A micropropagação ou propagação vegetativa in vitro viabiliza a clonagem de várias espécies, permitindo a formação de plantas geneticamente idênticas a partir de células, órgãos ou pequenos fragmentos de uma planta matriz. É uma tecnologia de importância prática e potencial na agricultura, com especial enfoque na produção em larga escala de plantas praticamente isentas de patógenos.

Nesta edição, a novidade fica por conta de uma aula sobre o uso da embriogênese somática e da suspensão celular como alternativas à micropropagação de plantas. “A embriogênese somática é uma técnica que pode ser utilizada para obtenção de mudas em larga escala. O processo envolve a indução de formação de embriões somáticos mediante o uso de reguladores de crescimento, seguida da obtenção de células em suspensão em meio líquido e regeneração de plantas. Em bananeira, por exemplo, é possível obter mais de 10 mil mudas a partir de um mililitro de suspensão celular”, explica a pesquisadora Janay dos Santos-Serejo, coordenadora do treinamento ao lado dos pesquisadores Antônio da Silva Souza, Fernanda Vidigal Souza e Tatiana Góes Junghans.

Serviço:
Evento: 13º Curso de Micropropagação de Plantas
Período: 16 a 20 de maio de 2016, das 8h às 18h
Local: Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA)
Número de vagas: 20
Público-alvo: Pesquisadores, professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação
Valor da inscrição: varia entre R$ 350,00 (estudante) a R$ 600,00 (profissional). Conferir opções no programa.
Prazo para inscrição: 12 de maio
Programa: https://www.embrapa.br/documents/1355135/11319215/13%C2%BA%20Curso+de+Micropropaga%C3%A7%C3%A3o+de+Plantas/94d95fce-e8eb-474a-8d9f-cd150a209013
Informações: telefone (75) 3312-8144 ou e-mail [email protected]
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.