CI

Embrapa Algodão apresenta nova cultivar de amendoim

O amendoim Branco Rasteiro é a mais nova tecnologia para o segmento da agroenergia


“Alto teor de óleo – energia que sai da terra”. Este é o tema do Dia de Campo que a Embrapa Algodão realizou nesta sexta-feira (23), no Campo Experimental de Barbalha (CE). O evento teve como objetivo apresentar a nova variedade de amendoim que está sendo desenvolvida pela Unidade - a Branco Rasteiro - cultivar com um grande potencial para a produção de biocombustível.

O amendoim Branco Rasteiro é a mais nova tecnologia da Embrapa Algodão para o segmento da agroenergia. Possui 50% de óleo bruto e rendimento de até 73% de suas sementes, produtividade média de três mil quilos por hectare no cultivo das águas, ciclo de 100 a 115 dias, é tolerante aos estresses hídricos e a doenças foliares (que atacam as folhas).

A cultivar foi apresentada pela pesquisadora da Unidade responsável pela nova variedade, Roseane Cavalcante. A programação contou ainda com as seguintes palestras: O Programa de Melhoramento do Amendoim na Embrapa Algodão; O manejo cultural do amendoim Branco Rasteiro; O valor nutricional do amendoim e aproveitamento para o óleo e biodiesel; Desempenho produtivo e econômico da cultivar Branco Rasteiro; e O papel da extensão rural na construção da cadeia produtiva do amendoim no Nordeste.

Amendoim – O amendoim é uma cultivar que pode ser utilizada em diversos segmentos. É possível, por exemplo, consumir in natura, cru, torrado ou cozido; produzir pasta, creme, sorvete, salgados, doces; e agora também, biocombustível, assim como oleoquímicos (produtos produzidos a partir de óleos e derivados), fármacos, entre outros produtos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.