CI

Embrapa Amazônia Ocidental informa mudança no prazo de inscrições para iniciação científica

Com a mudança, as inscrições devem ser feitas até o dia 23 de maio de 2018


A Embrapa Amazônia Ocidental  informa que realizou retificação no Edital de Seleção do Programa de Iniciação Científica da Embrapa Amazônia Ocidental – vigência 2018/2019, com alterações no item XI  referente ao calendário. Com a mudança, as inscrições devem ser feitas até o dia 23 de maio de 2018.

O presidente do Comitê Interno de Bolsistas e Estagiários (Cibe) da Embrapa Amazônia Ocidental, Everton Cordeiro, explica que as datas foram antecipadas em razão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)  solicitar o envio da relação final dos bolsistas selecionados até o dia 04/06/2018, data na qual deverá estar concluído o processo seletivo e haverá a  divulgação do resultado final .

O edital retificado está disponível no site da Embrapa Amazônia Ocidental www.embrapa.br/amazonia-ocidental e traz as regras e demais orientações para o processo de seleção.

O programa de iniciação científica da Embrapa Amazônia Ocidental conta com apoio do CNPq e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Veja a seguir as datas do novo calendário :

Período de Inscrições - 07 a 23/05/2018  

Divulgação das inscrições homologadas - Final -  24/05/2018

Divulgação do resultado preliminar do processo de seleção 2018/2019 - 30/05/2018

Prazo para interpor recurso - 30/05 a 01/06/2018

Divulgação do resultado final do processo seletivo 2018/2019 - 04/06/2018

Período de contratação dos bolsistas selecionados para o CNPq e FAPEAM - 05 a 08/06/2018 (Bolsistas do CNPq) / 11 a 19/06/2018 (Bolsistas da FAPEAM

Início das atividades - 01/08/2018

 

Os alunos contemplados terão a oportunidade de serem orientados por pesquisadores mestres ou doutores para desenvolver um projeto, nos moldes da iniciação científica, dentro de linhas de pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Amazônia Ocidental. Além de aprender conteúdos, técnicas e métodos científicos, contribuindo para sua formação acadêmica, os alunos selecionados receberão uma bolsa mensal, paga pelas agências de fomento - CNPq ou pela Fapeam. Atualmente o valor da bolsa é R$400,00 (quatrocentos reais).

Podem participar da seleção, alunos de curso de graduação ou curso tecnológico em áreas compatíveis com as áreas de pesquisa constantes no edital, regularmente matriculados em instituições públicas ou privadas localizadas na região metropolitana de Manaus.

As áreas de pesquisa contempladas são as seguintes: Entomologia - Manejo integrado do tripes do guaranazeiro; Microbiologia do solo ; Gestão empresarial e governança corporativa ; Sanidade de Peixes ; Sanidade/Microbiologia – Piscicultura ; Entomologia / Polinização ; Sanidade de Peixes ; Melhoramento genético vegetal/Seringueira ; Biologia Molecular Aplicada à Reprodução de Peixes ; Plantas medicinais e hortaliças ; Genética de micro-organismos ; Nutrição de peixes ; Produção Orgânica/Agrobiodiversidade ; Economia Rural e Agronegócios ; Manejo de produtos florestais não madeireiros/Geoprocessamento ; Economia, Sociologia Rural e Ambiental ;  Fitopatologia associada à biologia molecular ; Programação para WEB e/ou Dispositivos Móveis; Inteligência Computacional; Ciência de Dados; Computação Gráfica; Geoprocessamento; Sistemas Embarcados ; Sistemas de manejo e fertilidade do solo e nutrição de plantas ; Fitopatologia ; Programação para WEB e/ou Dispositivos Móveis ; Melhoramento Genético/Cultura de Tecidos de Plantas ; Silvicultura (Reflorestamento, sementes e mudas) ; Floresta e Agrofloresta.

Acesse aqui o Edital Retificado -  primeira retificação 16/05/2018 

Confira  os demais documentos relacionados à seleção acessando a página  https://www.embrapa.br/amazonia-ocidental/estagios-e-bolsas

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.