CI

Embrapa apresenta soluções de inteligência territorial na Agrolab Amazônia

A Embrapa Territorial apresentará quatro soluções tecnológicas na feira Conecta Sebrae Agrolab Amazônia 2020


Foto: Ivan Alvarez / GeoInfo

A Embrapa Territorial apresentará quatro soluções tecnológicas na feira Conecta Sebrae Agrolab Amazônia 2020, ao lado de outros centros de pesquisa da Empresa. São produtos disponíveis online, com dados numéricos e cartográficos (mapas) sobre diferente temas envolvendo a produção agropecuária: preservação ambiental, logística de transporte, vulnerabilidade social e outros. A analista Daniela Maciel, da área de Transferência de Tecnologias da Embrapa Territorial, diz que eles contêm informações para todo o País, inclusive para a região amazônica. "Eles estão integrados a softwares que, além das informações disponíveis publicamente, permitem a geração de outros dados ou mesmo novos produtos, a partir de parcerias com empresas e instituições", explica Maciel.

O evento acontece de forma virtual entre 22 e 24 de setembro, das 9h às 19h, e pode ser visitado em https://agrolabamazonia.com/. A iniciativa é do Sebrae de Rondônia, com a participação das unidades do Serviço em todos os estados da Amazônia Legal. Conheça as tecnologias da Embrapa Territorial que estarão na feira:

Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária Brasileira (SITE-MLog)

O SITE-MLog é uma plataforma com dados numéricos e cartográficos de todo o Brasil a respeito da produção agropecuária e seu escoamento pelo território nacional para atender ao mercado interno e à exportação. Permite gerar mais de 500 mil mapas interativos e realizar estudos a respeito da logística de transporte e armazenamento de dez das principais cadeias produtivas do agronegócio brasileiro: algodão, aves, bovinos, café, cana-de-açúcar, laranja, madeira para papel e celulose, milho, soja e suínos.

Cadastro Ambiental Rural (CAR): Dimensão territorial das áreas destinadas à preservação da vegetação nativa nos imóveis rurais

Voltado à quantificação do volume de terras destinadas à preservação da vegetação nativa nos imóveis rurais brasileiros, o produto consiste em um software interligado a um Sistema de Inteligência Territorial Estratégica (SITE), que permite processar os dados públicos do Sistema Nacional do Cadastro Ambiental Rural (SICAR). É capaz de qualificar, quantificar e cartografar as áreas destinadas à preservação da vegetação nativa nos imóveis rurais, em diferentes recortes espaciais.

Geoweb Inclusão Produtiva no seu Município

É um ferramenta digital que permitir visualizar cartograficamente as vulnerabilidades sociais do País e o alcance de programas governamentais para combatê-las. A plataforma reúne informações em nível municipal dos programas sociais do Governo Federal. Apresenta também o mapeamento da insegurança alimentar e nutricional e das famílias autodeclaradas como agricultores no Cadastro Único do Governo Federal para Programas Sociais (CadÚnico).

GeoInfo: Infraestrutura de Dados Espaciais da Embrapa

A plataforma digital, baseada em tecnologias livres, disponibiliza mapas de uso e cobertura das terras e de aptidão agrícola, zoneamentos e diagnósticos ambientais, levantamentos de solo, estimativas de degradação de pastagens, emissão de carbono e produção de água e muitos outros dados espaciais sobre a agropecuária brasileira. Atualmente, disponibiliza ao público mais de mil conjuntos de dados espaciais gerados pela Embrapa para compreender a agricultura em todo território brasileiro. Eles oferecem informações úteis para técnicos de diversas áreas e são capazes de subsidiar ações de planejamento, gestão de recursos e elaboração de políticas públicas de diferentes setores.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.