CI

Embrapa apresenta variedades de arroz e feijão na 27ª Exponop

Até o dia 12 de junho, serão apresentadas as cultivares de arroz de terras altas e de feijão do tipo comercial carioca e preto


Até o dia 12 de junho, serão apresentadas as cultivares de arroz de terras altas e de feijão do tipo comercial carioca e preto

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participa da 27ª Exponop, em Sinop (MT), a partir deste sábado, 4 de junho. No estande da Embrapa, os agricultores terão a oportunidade de conhecer as principais variedades de arroz e feijão indicadas para o plantio em Mato Grosso.


Até o dia 12 de junho, serão apresentadas as cultivares de arroz de terras altas BRS Primavera, BRS Monarca, BRS Pepita e BRS Sertaneja. Também estarão em exposição seis cultivares de feijão: três do grupo comercial carioca (BRS Estilo, BRS Pontal e BRS Requinte) e três do tipo preto (BRS Esplendor, BRS Campeiro e BRS 7762 Supremo). Todas foram desenvolvidas pela Embrapa Arroz e Feijão, de Santo Antônio de Goiás (GO), e são comercializadas pela Embrapa Transferência de Tecnologia.

Arroz

A BRS Primavera é uma cultivar precoce de grãos longo-finos, indicada para plantio em áreas pouco ou moderadamente férteis. Apresenta excelente qualidade culinária e produtividade estável, exceto nos casos de incidência de brusone, doença registrada em todo o território brasileiro.

Já a BRS Monarca é menos suscetível à brusone. O grande diferencial dessa cultivar é a excelência na qualidade dos grãos. A BRS Monarca pode ser plantada na região centro-norte de Mato Grosso e nos Estados de Rondônia, Pará, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Roraima, Piauí e Maranhão.


A BRS Pepita possui ciclo precoce (102 dias), grãos da classe longo-fino e excelente qualidade culinária, sendo indicada também para os estados de Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Os visitantes da 27ª Exponop poderão conhecer, ainda, a BRS Sertaneja, outra variedade precoce (o ciclo tem 110 dias). A cultivar é moderadamente resistente às doenças comuns da cultura e suscetível à brusone, com bom comportamento nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Roraima, Maranhão, Piauí, Tocantins e no Distrito Federal.

Feijão

A BRS Estilo é uma das cultivares de feijão do grupo carioca e apresenta alto potencial produtivo. É mais resistente às principais doenças e tem estabilidade de produção e grãos claros com tamanho semelhante aos da cultivar Pérola.

A BRS Pontal, por sua vez, atende à demanda dos produtores por cultivares do grupo carioca com maior resistência à antracnose. A BRS Requinte tem a vantagem de manter a coloração clara do grão por um período de tempo maior na pós-colheita.

Entre as cultivares do grupo preto, a BRS Esplendor tem seu plantio indicado nas safras do “inverno” e da seca no Mato Grosso. A BRS Campeiro apresenta plantas de porte ereto, o que facilita a colheita mecânica, e ciclo curto, entre 70 a 80 dias após o plantio. Já a BRS 7762 Supremo tem como características comerciais de destaque o potencial produtivo, o porte ereto de planta e a resistência às principais doenças.

Mais informações:

Embrapa Arroz e Feijão
Rodovia GO-462, km 12
Zona Rural, Caixa Postal 179
CEP: 75.375-000 Santo Antônio de Goiás, GO
Fone: (62) 3533-2110; Fax: (62) 3533-2100
E-mail: [email protected]
Site: http://www.cnpaf.embrapa.br

Embrapa Transferência de Tecnologia – Sede Parque Estação Biológica – PqEb Av. W3 Norte (final), Ed. Sede, Térreo CEP – 70770-901 – Brasília, DF
Telefone: (61) 3448-4570; Fax: (61) 3448-4511
E-mail: [email protected]
Site: www.embrapa.br/snt

Informações sobre aquisição de sementes de arroz e feijão:
Escritório de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia em Goiânia Rodovia BR-153, Km 4, Zona Rural, Caixa Postal 714 CEP – 74001-970 – Goiânia, GO
Telefone: (62) 3202-6000; Fax: (62) 3202-6020
E-mail: [email protected]

Unidade de Produção de Brasília
Estrada Parque Contorno Taguatinga/Gama, Km 3 Fazenda Sucupira – Caixa Postal 6840 CEP – 71701-970 – Brasília, DF
Telefone/Fax: (61) 3333-5181
E-mail: [email protected]

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.