CI

Embrapa apresenta variedades de batatas melhoradas

Produção é resultado do programa de melhoramento genético


Produção é resultado do programa de melhoramento genético, que envolve três unidades de pesquisa da empresa


A Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília, DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, disponibiliza no mercado as batatas BRS Eliza, BRS Ana, BRS Clara e BRS Cristal, variedades melhoradas pela pesquisa e com potencial de produção para todo o país.

A produção é resultado do programa da Embrapa, de melhoramento genético da batata, que envolve três unidades de pesquisa da empresa – Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) e Embrapa Transferência de Tecnologia/Escritório de Negócios de Canoinhas (Canoinhas, SC).

A mais nova cultivar lançada pela Embrapa é a BRS Clara, resultado de parceria entre as Unidades da Embrapa Clima Temperado, Embrapa Transferência de Tecnologia e Embrapa Hortaliças, além da contribuição do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Apresenta um elevado potencial produtivo, com alta percentagem de tubérculos graúdos. Tem uso preferencial para preparação de saladas e outros pratos semelhantes.

A BRS Ana é adequada para fritura à francesa, com potencial de processamento na forma de palitos pré-fritos congelados e de flocos. Foi desenvolvida pelas Unidades da Embrapa Clima Temperado, Transferência de Tecnologia (Escritório de Canoinhas), e Hortaliças. Suas características de maior destaque são a aparência, o rendimento de tubérculos, peso específico e qualidade de fritura.

Lançada em 2002, a BRS Eliza é outra cultivar desenvolvida pelo programa de melhoramento da Embrapa Clima Temperado. Possui um elevado potencial produtivo e apresenta menor exigência em fertilização que as principais batatas importadas, o que possibilita sua utilização tanto em sistema de produção convencional, como orgânico. Na culinária, pode ser bem aproveitada no preparo de purê. Os melhores locais para o plantio dessa cultivar são as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

A batata Cristal foi desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético de Batata da Embrapa Clima Temperado. Apresenta moderado potencial produtivo de tubérculos de boa aparência e potencial de utilização em sistema de produção orgânica. Pode ser consumida frita na forma de palitos e no cozimento para a elaboração de saladas, purê e pratos afins. A melhor época do ano para plantar a batata Cristal é no inverno, nos estados do Sul do país.

Saiba mais

A batata é uma cultura originária do Peru e um dos vegetais mais utilizados nas cozinhas de todo o mundo. Ocupa a quarta posição entre as principais culturas produzidas mundialmente e apresenta grande importância na produção agrícola nacional. A produção mundial anual de batata supera 300 milhões de toneladas em uma área de 19 milhões de hectares.

O Brasil produz cerca de 2,8 milhões de toneladas por ano. As regiões Sudeste (São Paulo e Minas Gerais) e Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) do Brasil são as que mais se destacam na produção. O estado de Minas Gerais é o principal produtor brasileiro.

O projeto desenvolvido atualmente pela Embrapa “Melhoramento genético de batata para ecossistemas tropicais e subtropicais do Brasil” tem a participação do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e da Empresa Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), além de contar com a cooperação técnica de diversas instituições nacionais e internacionais.

A iniciativa busca desenvolver novas cultivares tanto para sistemas de produção convencional, quanto orgânico e melhorar a base genética para resistência a vírus, a doenças, a insetos e pragas e ao acúmulo de açúcares redutores.

Informações e aquisição de sementes:

Escritório de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia em
Canoinhas/SC:
Rodovia, BR 280, KM 219 - Bairro Água Verde Caixa Postal 317 CEP 89.460-000 - Canoinhas, SC
Telefone: (47) 3624-0127
E-mail: [email protected]

Embrapa Clima Temperado
Rodovia BR-392, km 78, 9º Distrito, Monte Bonito Caixa Postal 403 96001-970 – Pelotas – RS
Telefone: (53) 3275-8100 – Fax: (53) 3275-8221
Site: www.cpact.embrapa.br
E-mail: [email protected]

Embrapa Hortaliças
Rodovia BR 060, Km 09
CEP 70359-970 – Gama – DF
Caixa Postal 218
Telefone: (61) 3385-9000; Fax: (61) 3556-5744
E-mail: [email protected]
Site: http://www.cnph.embrapa.br/
 
(Com informações da Embrapa Transferência de Tecnologia)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.