CI

Embrapa atualiza mapas dos solos e de aptidão agrícola de MG

O mapa de aptidão agrícola revela as áreas de maior potencialidade e que deveriam merecer prioridade em investimentos



A Embrapa Solos atualizou os mapa dos solos e de aptidão agrícola do estado de Minas Gerais, que podem ser encontrados no endereço eletrônico www.cnps.embrapa.br/solosbr/conhecimentos.html. O trabalho, segundo o autor da pesquisa, Fernando Cezar Amaral, do departamento de Planejamento de Uso da Terra da Embrapa Solos, é fundamental para o planejamento ambiental e agrícola do estado, “porque o recurso solo talvez seja o principal elemento em termos de planejamento agrícola e ambiental – se você não conhece o seu solo, as suas potencialidades e suas limitações, não tem como fazer um estudo consistente".

O mapa de aptidão agrícola revela as áreas de maior potencialidade e que deveriam merecer prioridade em investimentos. Na área ambiental, o trabalho define áreas de preservação e as áreas mais frágeis. De acordo com o pesquisador, o trabalho constata que Minas Gerais é um estado heterogêneo, com diversificação de solos que vão desde a caatinga, no norte, até a floresta subtropical, no sul. Dependendo da região, os cultivos recomendados variam: para o norte, projetos de fruticultura irrigada e também cultura de grãos; no Cerrado, predominam café, cana-de-açúcar, algodão e soja.

Amaral disse também que para grandes investidores, nacionais ou estrangeiros, além de cooperativas de produtores rurais, o estudo da Embrapa Solos pode ser um elemento adicional de desenvolvimento, na medida em que define áreas passíveis de plantio de várias culturas. “Dá para fazer uma primeira seleção com esse estudo e, posteriormente, realizar um trabalho mais detalhado”, indicou. O pesquisador recomentou que os mapas "valem mais para planejamentos regionais ou estaduais, de grande escala, do que para pequenos agricultores isolados".

O chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Solos, Aloísio Granato, informou que a empresa já trabalha nos mapas de solos e aptidão agrícola dos estados de Alagoas e Mato Grosso. "O objetivo é, em conjunto com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que já faz levantamento de solo, cobrir o Brasil todo em escala adequada", afirmou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.