Embrapa capacita técnicos de Pereira Barreto (SP) e região
O capacitação em BPF será ministrada de 26 a 30 de julho
Uma parceria entre a prefeitura de Pereira Barreto, Embrapa e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) viabilizou um treinamento em Boas Práticas de Fabricação (BPF) para técnicos de 12 municípios da região noroeste de São Paulo. A capacitação tem o objetivo de qualificar os técnicos para identificar em pequenas e médias agroindústrias quais são os pontos críticos na fabricação de alimentos que podem resultar em prejuízos na produção ou colocar em risco a saúde do consumidor.
O capacitação em BPF será ministrada por técnicos e pesquisadores da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ), de 26 a 30 de julho, em Pereira Barreto (SP), município a 620 km da capital paulista. Os treinandos formarão um grupo de 30 técnicos responsáveis por empresas privadas ou ligados à Vigilância Sanitária e à Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati-SP).
O programa abrange teoria e prática com visitas monitoradas às empresas locais. Ao final, o participante deverá ser capaz de compreender os fatores relacionados à deterioração de alimentos; conhecer as práticas que evitam a depreciação prematura do produto; e ter plena condição de elaborar manuais de boas práticas de fabricação.
A adoção de BPFs leva a redução de custos e a garantia de segurança dos alimentos processados. A falta de informação e orientação técnica são as principais causas de ocorrências de não-conformidades verificadas nas rotinas da Vigilância Sanitária e que, por vezes, resultam em problemas de contaminação dos alimentos.
“A mobilização de técnicos de 12 municípios revela a importância que está sendo dada a uma visão global e integrada para a qualidade e segurança dos alimentos da cadeia produtiva, passando pelo beneficiamento até a mesa do consumidor”, explica o pesquisador Fénelon Neto, da Embrapa Agroindústria de Alimentos. “Pois uma ação interfere na outra e as boas práticas precisam estar em todo o processo e assumida de fato por cada um dos atores”.
Os cursos de BPF tem sido ministrados pela Embrapa em quase todos os estados brasileiros. Até o final de 2009, mais de 700 pessoas haviam sido capacitadas. Os grupos são formados a partir de parcerias entre a Embrapa, agentes de extensão rural ou prefeituras e o Ministério do Desenvolvimento Agrário.
O livro Recomendações Básicas para a Aplicação das Boas Práticas Agropecuárias e de Fabricação na Agricultura Familiar pode ser baixado gratuitamente no site da Embrapa (http://www.ctaa.embrapa.br/publicacao).
Durante a semana de capacitação em Pereira Barreto também haverá uma palestra com o técnico André Dutra, da Embrapa, sobre processamento de pescados. A região tem vocação para produção de peixes em tanques-rede. As informações são de assessoria de imprensa.