CI

Embrapa Caprinos e Ovinos amplia oferta de cursos on-line

O webinar do dia 26 de novembro será transmitido pelo canal da Embrapa no Youtube e aberto à participação do públic


Foto: Eliza Maliszewski

A partir de terça-feira (17), a Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE) disponibiliza mais dois cursos on-line para atualização tecnológica de profissionais de assistência técnica e extensão rural.

O primeiro deles é sobre a escolha de fêmeas e machos do rebanho para reprodução. O curso já foi ministrado de forma presencial em outras oportunidades, mas em virtude das limitações impostas pela pandemia, estará disponível na plataforma de aprendizagem digital e-Campo. A capacitação é destinada principalmente a técnicos em caprinocultura e ovinocultura, criadores, manejadores e estudantes.

A programação é dividida em três módulos: técnicas e recomendações para escolha de matrizes e reprodutores; como escolher uma fêmea; e como escolher um macho. Ao finalizar o curso, os participantes terão mais segurança para adquirir animais para o rebanho, uma vez que estarão aptos a utilizarem técnicas que os auxiliem nesta escolha.

O conteúdo foi elaborado pelo analista da Embrapa Caprinos e Ovinos, Alexandre Weick Uchôa Monteiro, bacharel em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (2002) e mestre em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (2007). Ele possui experiência na área produção e reprodução e atua, principalmente, com produção em pequenos ruminantes, reprodução (sêmen, transferência de embriões de pequenos ruminantes). Monteiro também tem experiência em ensino e extensão.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, a partir de amanhã (17) clicando aqui.

Segurança alimentar para caprinos e ovinos para técnicos da SDR na Bahia

O outro curso é destinado a um grupo fechado de técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR). A capacitação será de 17 a 26 de novembro abordará a segurança alimentar para caprinos e com base no uso da biomassa nativa e da mandioca. O curso terá dois momentos. No primeiro, que acontece de 17 a 23 de novembro, os temas abordados serão: estratégias de produção de alimentos e reserva estratégica para segurança alimentar dos rebanhos; uso da palma forrageira na alimentação de caprinos e ovinos; e sistemas integrados e orçamentação forrageira para caprinos e ovinos. O conteúdo, composto por videoaulas gravadas, apostilas, documento técnicos e fóruns, será disponibilizado na plataforma de aprendizagem virtual e-Campo.

A segunda parte será um encontro on-line (webinar), das 9 às 12 horas, quando serão apresentadas duas palestras e uma mesa redonda. A primeira palestra abordará o tema espécies nativas do semiárido como fonte de forragem para caprinos e ovinos e será ministrada pelo zootecnista Éden Fernandes. Na segunda palestra, o médico veterinário Marcos Cláudio Pinheiro apresentará alimentos alternativos, incluindo uso da mandioca, para formulação de dieta para esses pequenos ruminantes.

Finalizando o encontro, cientistas da Embrapa vão debater em uma mesa redonda sobre segurança alimentar animal no Semiárido. A discussão será mediada por Marco Bomfim, chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, e contará com a participação de Éden Fernandes, Marcos Cláudio Pinheiro, Ana Clara Cavalcante e Fernando Guedes. O webinar do dia 26 de novembro será transmitido pelo canal da Embrapa no Youtube e aberto à participação do público.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.