CI

Embrapa Caprinos e Ovinos leva programa Genecoc para Expointer

Embrapa Caprinos e Ovinos leva programa Genecoc para Expointer


O Programa Genecoc, serviço de assessoria genética da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral/CE), será destaque na Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários - Expointer 2009, que acontece de 29 de agosto a 6 de setembro, em Esteio (RS). O criador do Genecoc, o médico veterinário e pesquisador da Embrapa Raimundo Nonato Lobo, apresentará as principais linhas de ação do programa, que presta assessoria a produtores de caprinos e ovinos de corte por meio da Internet, no stand da Embrapa na exposição.

Criado em 2003, o Genecoc permite ao usuário informações como estabelecer rankings de animais do rebanho mais adequados para reprodução, ou o grau de endogamia (parentesco), para evitar acasalamentos que possam gerar animais com defeitos congênitos hereditários ou problemas de adaptação ao ambiente. Cada produtor pode alimentar os dados de seu rebanho pela Internet (com senha própria) e, posteriormente, ter acesso a esse conjunto de informações, pelo site www.cnpc.embrapa.br/genecoc/pagen.htm.

De acordo com Lobo, o Programa veio atender a demandas de produtores rurais que não dispunham, no país, de um programa com esta abrangência e, principalmente, com a possibilidade de utilização da Internet. Atualmente, integram a base de dados do Genecoc rebanhos de nove estados brasileiros, entre Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país.

O pesquisador participará também da sétima edição do 7º Congresso Mundial de Ovinos Coloridos (World Congress on Coloured Sheep), evento internacional que acontecerá em Canela (RS). Lobo ministrará, no dia 7 de setembro, palestra sobre ovinos deslanados, abordando aspectos como as aptidões, melhoramento genético e potencial das raças.

A Expointer de 2009 terá entre as atrações, exposição com 160 raças de animais, leilões e concursos de animais, feira de produtos da agricultura familiar, fóruns, seminários e palestras sobre o desenvolvimento da agropecuária brasileira. Na edição de 2008, ela movimentou 740 mil visitantes, com exposição de 4.534 animais e 2.573 expositores de máquinas e produtos.

FONTE

Embrapa Caprinos e Ovinos
Adilson Nóbrega - Jornalista
Telefone: (88) 3112-7503

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.