Embrapa discute aplicações e melhorias do biocarvão
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,704 (0,05%)
| Dólar (compra) R$ 5,49 (1,59%)

Imagem: Pixabay

WEBINAR

Embrapa discute aplicações e melhorias do biocarvão

Divulgar o potencial de uso do biocarvão ou carvão vegetal na agricultura é objetivo do webinar
Por:
44 acessos

Divulgar o potencial de uso do biocarvão ou carvão vegetal na agricultura, com enfoque nos cultivos de mandioca e fruteiras é o objetivo do webinar que a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza nesta quinta-feira, 16 de julho, às 14h, via YouTube.

“A adição de carbono ao solo, na forma de matéria orgânica in natura, vem acontecendo de forma involuntária há milhares de anos às margens do Rio Nilo pelos materiais trazidos nas enchentes; assim como pela adição de forma voluntária ao solo, como ocorreu entre centenas a alguns milhares de anos por povos que habitaram a Bacia Amazônica e parte da Ásia, o que estruturou solos que permanecem férteis até o presente momento”, conta o pesquisador Laercio Duarte de Souza. “Em antigas áreas de ocupação indígenas na Amazônia são encontradas as chamadas ‘terras pretas de índio’, solos considerados de alta fertilidade e grande capacidade de reter carbono”, complementa o pesquisador Francisco Alisson Xavier. Laercio e Alisson vão ser os palestrantes do evento onde vão abordar as aplicações e as melhorias que podem ser realizadas com o uso do biocarvão na agricultura.

“As respostas às aplicações do biocarvão são consideradas boas, mas claramente há muito que definir quanto ao tipo de biomassa, temperatura da pirólise [processo de carbonização da biomassa vegetal em ambiente com oxigênio reduzido] e doses de aplicação em função da textura do solo e aspectos do cultivo”, salienta Laercio.

Serviço:
Evento: Uso de biocarvão na agricultura: aplicações e melhorias
Palestrantes: Francisco Alisson Xavier e Laercio Duarte de Souza
Data:  16/7 (quinta-feira), às 14h
Local: https://youtu.be/Gw7gGajJMwA


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink