CI

Embrapa disponibiliza para produtores de leite de cabra 1º Sumário de Avaliação Genética da Raça Alpina

A publicação já está disponível para o público


Foto: Pixabay

A Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE), Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG) e a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais (Caprileite/ACCOMIG), com apoio do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), lançaram o 1º Sumário de Avaliação Genética da Raça Alpina. A publicação é um resultado do Programa de Melhoramento Genético de Caprinos Leiteiros e fornece aos criadores informações sobre animais com valor genético superior para produção de leite, que podem aumentar o potencial dos rebanhos.  A publicação já está disponível para o público e pode ser acessada clicando aqui.

Os pesquisadores Olivardo Facó (Embrapa Caprinos e Ovinos) e Marcos Vinícius Barbosa da Silva (Embrapa Gado de Leite) apresentaram o histórico do Programa Capragene, criado em 2005; a metodologia utilizada para a avaliação dos animais; e os resultados dos bodes e cabras que atingiram os melhores índices.

A chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, Ana Clara Cavalcante, falou sobre a satisfação de disponibilizar o Sumário para os produtores e ressaltou os resultados relevantes do Programa Capragene ao longo dos 17 anos de existência. “É um Programa da Embrapa e dos produtores e é nesse tipo de projeto que acreditamos porque eles podem trazer respostas para os principais problemas do setor e transformar a realidade”, afirmou. Parao presidente da Caprileite/ACCOMIG, Rivaldo Nunes da Costa, o Capragene é muito importante para a caprinocultura leiteira. “Sem ele não faz sentido criar cabras, não há evolução”, afirmou. Ele também ressaltou o componente de incentivo e apoio à comercialização que será dado aos criadores. 

Programa Capragene

O Programa de Melhoramento Genético de Caprinos Leiteiro (Capragene®) tem como objetivo promover o melhoramento genético de caprinos leiteiros por meio da identificação de reprodutores geneticamente superiores para características de produção e qualidade do leite. O programa apresenta dois pilares: (1) controle leiteiro oficial e; (2) teste de progênies de reprodutores de raças leiteiras. Periodicamente, o programa publica o Sumário de Avaliação Genética do Capragene® com informações sobre o valor genético de reprodutores e matrizes, servindo como uma ferramenta para o auxílio aos criadores nas tomadas de decisões de seleção e acasalamento para o melhoramento genético dos rebanhos.

São acompanhados pelo Programa rebanhos dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Além da ACCOMIG/Caprileite, responsável pela coordenação do Serviço de Controle Leiteiro, o Programa conta com a parceria da Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos (ABCC) para o registro genealógico e manutenção do sigilo dos códigos dos animais em teste de progênie.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.