CI

Embrapa divulga o mamão transgênico


Uma variedade de mamão geneticamente modificada foi apresentada ontem por pesquisadores do Centro Nacional de Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen) da Embrapa de Brasília, durante o Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos, em Campinas. O mamão transgênico começará a ser plantado experimentalmente em Cruz das Almas, na Bahia, no próximo ano.

A estimativa da pesquisadora do Cenargen, Natália Martins, é de que os estudos sejam concluídos em cinco anos. A nova variedade resiste ao vírus da mancha anelar, principal causa de perda de produtividade. O vírus reduz o tamanho do fruto e pode comprometer toda produção. "O Brasil é o maior produtor do mundo, mas exporta apenas 1%", afirmou a pesquisadora. Segundo ela, a Embrapa estuda o vírus há dez anos.

O mamão transgênico foi desenvolvido em parceria com a Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. O pesquisador Manoel Teixeira Souza introduziu no fruto um gene com parte do DNA do vírus, que impede a planta de desenvolver a doença. O processo, chamado de silenciamento do gene ou proteção mediada pelo ácido ribonucleico (RNA), funciona como uma vacina.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.