Embrapa divulga o mamão transgênico
CI
Agronegócio

Embrapa divulga o mamão transgênico

Por:

Uma variedade de mamão geneticamente modificada foi apresentada ontem por pesquisadores do Centro Nacional de Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen) da Embrapa de Brasília, durante o Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos, em Campinas. O mamão transgênico começará a ser plantado experimentalmente em Cruz das Almas, na Bahia, no próximo ano.

A estimativa da pesquisadora do Cenargen, Natália Martins, é de que os estudos sejam concluídos em cinco anos. A nova variedade resiste ao vírus da mancha anelar, principal causa de perda de produtividade. O vírus reduz o tamanho do fruto e pode comprometer toda produção. "O Brasil é o maior produtor do mundo, mas exporta apenas 1%", afirmou a pesquisadora. Segundo ela, a Embrapa estuda o vírus há dez anos.

O mamão transgênico foi desenvolvido em parceria com a Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. O pesquisador Manoel Teixeira Souza introduziu no fruto um gene com parte do DNA do vírus, que impede a planta de desenvolver a doença. O processo, chamado de silenciamento do gene ou proteção mediada pelo ácido ribonucleico (RNA), funciona como uma vacina.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink