CI

Embrapa e França pesquisam macieiras

O principal objetivo é gerar tecnologias visando a garantia da sustentabilidade


Foto: Pixabay

Uma parceria entre a Embrapa Uva e Vinho, o Instituto Nacional de Pesquisa para Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente (INRAE) e o Instituto Nacional de Estudos Superiores Agronômicos de Montpellier (Montpellier SupAgro), estabelece uma cooperação técnica para desvendar o complexo processo de dormência e genética do florescimento da macieira.

A ideia é trocar experiências de pesquisa e buscar recursos brasileiros e europeus para financiar as pesquisas. Os pesquisadores querem gerar tecnologias para garantir a sustentabilidade da cultura em meio às mudanças climáticas.

No Brasil o estado de Santa Catarina responde por 51% da produção nacional de maçã, seguido do Rio Grande do Sul (44%) e do Paraná (5%). Os três grandes polos produtores são Vacaria (RS), São Joaquim (SC) e Fraiburgo (SC). Nesta safra foram colhidas 939 mil toneladas, de acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Maçã, um recuo de cerca de 20% em função do clima desfavorável.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.